21 de agosto: Dia Nacional de Protesto Unificado

Prezados Associados,

É hoje o dia em que nós, da ANESP, juntamente com os demais servidores públicos que integram as carreiras típicas de Estado, paralisamos nossas atividades.

O Dia Nacional de Protesto Unificado, como está sendo chamado, serve como um manifesto de indignação com o descaso e desrespeito do governo que, depois de mais de 10 meses de reuniões, insiste em não cumprir os acordos firmados durante a fase de negociação de reestruturação das carreiras.

Iniciamos a negociação para reestruturação de suas carreiras com o governo federal há mais de um ano. As reivindicações das categorias, apresentadas ao governo, cobravam a valorização dos servidores, compatíveis com a importância das atividades desempenhadas, as quais têm reflexo direto na melhoria do atendimento à população.

Os Termos de Acordos foram finalmente celebrados com a promessa de que, dentro de poucos dias, uma Medida Provisória seria publicada. A promessa foi feita há quase dois meses e nada foi cumprido ainda.

Os deputados federais e senadores já disseram que não são contrários ao envio de uma MP para o reajuste dos servidores, pois é uma prioridade e uma questão de honra cumprir o que foi negociado. Portanto, não há razão para o adiamento contínuo e a demora injustificada.

Confirmando a urgência da publicação dessas MPs, existe um dispositivo que estabelece a obrigatoriedade de que o início da tramitação de matérias legislativas que tratem de reestruturação de carreiras e concessão de reajustes salariais deva ocorrer até o próximo 31 de agosto.

Diante deste quadro, os servidores, profundamente indignados, decidiram protestar contra o descaso que o governo tem manifestado para com o serviço público e continuarão mobilizados até que esses compromissos sejam integralmente cumpridos.

Atenciosamente,
A Diretoria