Novidade no contracheque dos servidores

A partir de outubro, os servidores federais deverão passar a autorizar os descontos em folha provenientes de consignação. Senha para liberar a movimentação financeira virá mensalmente no contracheque

No mês de outubro, o contracheque dos servidores federais, ativos, inativos ou pensionistas, que recebem pelo Siape, terá uma nova informação. A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) passará a incluir na parte inferior do documento uma senha que servirá como chave-de-segurança para que o servidor libere os descontos em sua folha de pagamento.

A medida tem o objetivo de dar ao funcionário público maior controle sobre seus créditos consignados. Além do uso para liberação dos débitos, o código também servirá para que os funcionários públicos verifiquem pela internet qual a margem de consignação disponível em seu vencimento. O limite é de 30% do salário.

A senha é pessoal e renovada a cada mês. Para utilizá-la é preciso efetuar sua liberação por meio da Central de Serviços do Serpro, cujo telefone é 0800 978 2328. É importante que no momento da ligação o servidor tenha em mãos seu contracheque para que sejam confirmadas algumas informações.

Caso o funcionário perca o código de autorização, existe a possibilidade de obter um novo. Para isso, basta fazer o login no portal Siapenet ou ligar para a Central de Serviços Serpro.

Por uma necessidade de ajustes nos sistemas de informática das entidades consignatárias, a adesão ao novo método acontecerá de forma gradativa.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP