Curso de EPPGG promove debate sobre diversidade

Notícia divulgada no site da Enap fala sobre o painel "Diversidade e Políticas Públicas", realizado no último dia 08. Encontro serviu para expôr aos alunos do curso de formação de EPPGGs e gestores em atuação definições relacionadas ao tema

Mais de cem pessoas entre alunos do curso de formação inicial para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e especialistas formados participaram, nesta sexta-feira (8), de painel na ENAP sobre diversidade e políticas públicas. O objetivo foi debater os desafios postos para os agentes de governo e as organizações públicas na internalização das orientações e definições relacionadas à diversidade, especialmente quanto a gênero, raça e direitos humanos na implementação das políticas públicas.

Coordenado pelo diretor de Formação Profissional da ENAP, Paulo Carvalho, o evento contou com a participação do diretor do departamento de Promoção dos Direitos Humanos da Presidência da República, Erasto Fortes Mendonça, da subsecretária de Planejamento de Políticas para Mulheres, Lourdes Bandeira, e a pesquisadora-colaboradora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) Maria Inês da Silva Barbosa.

Na abertura do evento, Paulo Carvalho falou da publicação “Diversidade e Capacitação em Escolas de Governo”, resultado dos encontros da Mesa-redonda Pesquisa-Ação de mesmo tema promovidos pela ENAP em 2009. A partir desse conteúdo, ele iniciou a discussão destacando alguns trechos da obra, que está disponível para download no site da Escola.

Paulo citou a seguinte passagem: “Muito além do reconhecimento da heterogeneidade da sociedade brasileira, a consideração da diversidade sob um aspecto político implica, também, reconhecer determinantes sociais específicos, que tornam a diversidade campo para hierarquizações, exclusões e violações dos direitos humanos e sociais das pessoas e grupos em função da marcação de suas características físicas, sociais, intelectuais, sexuais, etc.”,

Gênero, raça e direitos humanos

Erasto Fortes Mendonça, que também é professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB), lembrou a importância de se tratar o tema da diversidade no curso de formação de EPPGG. Ele tratou de certos processos históricos para explicar a situação atual dos direitos humanos. “O que os direitos humanos querem afirmar é: somos todos iguais na diferença que carregamos e essa diversidade deve ser celebrada, porque compõe a beleza do conjunto da humanidade”, definiu.

Pesquisadora e professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso, Maria Inês da Silva Barbosa apresentou dados sobre a atual situação da população negra no Brasil e levantou alguns momentos da história do preconceito racial. “Políticas para diminuir as diferenças que vemos nos dados precisam ser transversalizadas, ou seja, passar por todas as áreas. Não é algo setorial, uma vez que as relações sociais, que estruturam esse retrato que mostram os dados, estão assentadas no racismo”, apontou.

A professora do departamento de Sociologia da UnB Lourdes Bandeira abordou a questão de gênero, ressaltando que esta se relaciona também aos homens, porque o tema trata das relações sociais influenciadas por noções e preconceitos referentes ao gênero. “As políticas públicas devem dar importância a identificar as necessidades e as demandas de mulheres das diferentes faixas etárias e seguimentos sociais”, disse. Segundo ela, deve-se reconhecer que os papeis de gênero são variados na família assim como na esfera pública.

Das questões levantadas no debate, estavam direito das mulheres, influência da religião no Estado, acessibilidade, ação de especialistas em políticas públicas para fazer valer os princípios de igualdade. O painel foi parte do curso de formação inicial para EPPGG e configurou oportunidade de aperfeiçoamento dos especialistas que estão na ativa.

Fonte
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – 08 de outubro de 2010