ANESP ratifica Carta de Brasília e participará do I Fórum Nacional de Gestão Pública

reuniao_seges1_23-04-09.jpg

O presidente da ANESP, Ricardo Vidal, e representantes de entidades participantes do Movimento Nacional em Defesa do Estado Brasileiro (MDEB) entregaram expediente ao secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, manifestando a ratificação aos termos e objetivos da Carta de Brasília, a intenção em participar do I Fórum Nacional de Gestão Pública - Gespública, que acontecerá no dia 30 de abril, bem como a determinação em se juntar aos demais esforços para a modernização da Administração Pública.

Na reunião ocorrida nesta quinta-feira (23), também estiveram presentes o secretário-adjunto de Gestão, Tiago Falcão, o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Comissão da Carreira de Planejamento e Orçamento (ASSECOR), Antonio Magalhães, do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL), David Falcão, o vice-presidente adjunto do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), Sylvio Barone, o presidente da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE), Rafael de Sá Marques, e a representante do Sindicato Nacional dos Servidores da Comissão de Valores Mobiliários (SINDCVM) Maria Conceição.

Tiago Falcão abriu o encontro abordando o panorama da qualidade do serviço público, melhorias e estabelecimento de normas e o custeio da máquina pública. Também foram tratados o Ano da Gestão, o I Fórum Nacional de Gestão Pública e o Mito do Inchaço da Força de Trabalho do Executivo Federal, artigo recente produzido pela SEGES. Após a abertura, cada representante das entidades presentes explicitou sua opinião sobre os assuntos tratados, com pontos de vista convergentes.

Ricardo Vidal considera que esses eventos são grandes oportunidades para que as carreiras formulem e discutam propostas de melhoria do serviço público e, por conseqüência, de promover as carreiras mediante uma discussão qualificada.

Para Marcelo Viana, “a SEGES está derrubando os mitos do inchaço e da ineficiência e com isto reafirma a importância das inovações propostas para aprimorar o funcionamento da máquina pública”.

O secretário finalizou a reunião dizendo-se totalmente disposto para que este primeiro encontro se torne uma discussão permanente sobre a melhoria na gestão pública do país.

Além do documento ratificando a Carta de Brasília, a lista de nomes dos representantes do MDEB e também de algumas carreiras de gestores estaduais com quem a ANESP obteve contato, como a Associação Mineira dos Administradores Públicos (AMAP) e a Associação dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Espírito Santo (AEPPGG), foram entregues por Ricardo Vidal à Viana para participação no I Fórum Nacional de Gestão Pública.

Outras informações sobre trabalhos conduzidos no âmbito do Ano da Gestão estão disponíveis em uma seção criada especialmente com esta finalidade no site, onde podem ser encontradas a Carta de Brasília e o artigo sobre o Mito do Inchaço da Força de Trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ANESP.