Carreiras de Estado querem realizar nova mobilização no fim de julho

Entidades avaliam que o ato do dia 28 de junho gerou visibilidade às demandas junto ao governo e às próprias bases, por isso planejam outra manifestação. Categorias reagem à falta de apresentação de contraproposta

União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado, grupo integrado pela ANESP, planeja realizar mais uma manifestação de paralisação no próximo dia 26. A decisão foi tomada com base na avaliação feita em reunião no último dia 05 sobre o ato do dia 28 de junho. Os dirigentes o consideraram importante para dar visibilidade às reivindicações das categorias.

As entidades seguem também realizando mobilizações em outras cidades. Nesta quarta-feira (11), há uma no Rio de Janeiro. No dia 19, em São Paulo. Já em 1º de agosto serão realizadas Assembleias de algumas carreiras para aprovar indicativo de paralisação.

O endurecimento das categorias é uma reação à postura do governo em relação à condução das negociações. Em reunião com o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, no dia 29 de junho, foi enfatizado que não há definição sobre contraproposta a ser feita, pelo menos, até o fim deste mês.

A campanha salarial se arrasta desde 2011, sem a apresentação de propostas pelo governo e com reiterados adiamentos de reuniões. Segundo opiniões dos representantes das entidades que integram a União, caso ela não seja resolvida logo, um eventual e improvável reajuste só ocorreria em 2014, o que, ainda assim, seria insatisfatório em virtude do ano eleitoral.

União das Entidades Representativas de Carreiras da Estado representa aproximadamente 100 mil servidores das carreiras de EPPGG, Analista de Comércio Exterior, Delegado da Polícia Federal, Ipea, Auditor Fiscal da Receita Federal, Perito Criminal Federal, Planejamento e Orçamento, Auditor Federal de Controle Interno, Auditor Fiscal do Trabalho, Banco Central, CVM, Susep, Analista e Técnico de Finanças e Controle, Defensor Público Federal, Procurador Federal, Advogado Público Federal, Itamaraty, Agências Reguladoras e Oficial de Inteligência.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Para saber mais
- Os Gestores no processo de negociação 
- Negociações: mesas setoriais e integração entre as carreiras