Projeto coordenado por EPPGG ganha prêmio de sustentabilidade

Iniciativa idealizada pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi considerada pelo Ministério do Planejamento como a primeira compra compartilhada de produtos sustentáveis na administração pública federal. Para coordenador, exemplo tem que partir dos gestores públicos

A sustentabilidade nas práticas públicas foi motivo de premiação para o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Dirigida pelo EPPGG Renato Cader, a entidade conquistou o Prêmio 5 de Junho, na categoria Negócios Sustentáveis.

O projeto vencedor foi o Compras Públicas Sustentáveis: uma experiência de compra compartilhada no JBRJ. A iniciativa, considerada pelo Ministério do Planejamento como a primeira compra compartilhada de produtos sustentáveis na administração pública federal, foi concebida através de reuniões noFórum de Lideranças Executivas de Órgãos Federais do Rio de Janeiro (GesRio), criado e coordenado por Cader. Após reflexões, as entidades que integram o grupo (Fiocruz, Receita Federal, INPI, entre outros) refletiram sobre o padrão de consumo de material de expediente e a necessidade dos gestores públicos adotarem o conceito de sustentabilidade na aquisição de bens e serviços. O resultado foi a compra compartilhada de 48 itens sustentáveis, que possibilitou uma economia de cerca de 50% da estimativa inicial.

- “O exemplo tem que partir dos gestores públicos. O valor, em verdade, está no estímulo que ideias e iniciativas como essas podem gerar no desenvolvimento de práticas sustentáveis no âmbito da Administração Pública Federal”, comentou o EPPGG.

O prêmio foi entregue pelo presidente do Tribunal de Contas da União, Benjamin Zymler, em cerimônia realizada em Curitiba. O concurso foi realizado pelo Instituto Negócios Públicos.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP