Gestores avaliam e definem ações para momento delicado

ANESP reuniu Diretoria e associados para diagnosticar cenários possíveis para a carreira, em especial com a fusão entre as Secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do Planejamento. Gestores trabalharão ações imediatas, mas concordam que principais mudanças somente com atividades de longo prazo

Diante da percepção de que o momento pelo qual os EPPGGs passam é delicado, a ANESP reuniu, na tarde desta quarta-feira (28), diretores e associados para debater a conjuntura da carreira e ações a serem desenvolvidas para melhorar aspectos relacionados à sua gestão.

O foco do debate ficou na junção entre as Secretarias de Gestão e de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, que criará a Secretaria de Gestão Pública (Segep). Segundo a secretária da Seges, Ana Lúcia Brito, em reunião com a Diretoria realizada no mês de fevereiro, a fusão serve para otimizar processos dentro das duas unidades e eliminar a sobreposição de tarefas. Entretanto, alguns pontos preocupam os gestores, como o fim da Coordenação-Geral responsável por cuidar de assuntos específicos dos EPPGGs para a criação de outra, que tratará de temas relacionados à gestão de cadastros de pessoas de uma forma geral.

A avaliação feita é de que o agrupamento desses procedimentos em um mesmo Departamento pode interferir na avaliação interna de questões importantes para a carreira, como a análise sobre pedidos de mobilidade, a tutoria aos novos EPPGGs e a licença para participação em programa de capacitação de longa duração.

Os participantes concordaram que a carreira necessita de definição de uma política de gestão bem delineada que aborde claramente aspectos como mobilidade, seleção, curso de formação, progressão, função do EPPGG e área a ser ocupada. Entretanto, a ocasião também pede ações imediatas. Por isso, ao final do encontro, foi decidido que a ANESP pedirá uma nova audiência com a secretária Ana Lúcia Brito e um levantamento sobre quais serão os procedimentos exatos assumidos pelo novo Departamento. Assim, espera-se conhecer com maiores detalhes qual será o volume de trabalho da unidade e, consequentemente, o espaço que os temas referentes aos EPPGGs terão nos processos internos.

Paralelamente, está sendo negociado um encontro com representantes da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, liderada pelo empresário Jorge Gerdau. Caso ocorra, ele servirá para que o grupo conheça o perfil profissional da carreira – marcado pelo alto grau de qualificação de seus integrantes.

A ANESP realizará outras reuniões como a de hoje para que haja avanços em relação aos temas que necessitam ser trabalhados em médio e longo prazo. Estiveram presentes no encontro de hoje os associados Aldino Graef, Aleksandra Santos, Amarildo Baesso, Gilberto Hollauer, Jefferson Boechat, Marcelo Ramos, Regina Luna, Ricardo Vidal, Valmir Dantas, além do presidente da ANESP, Roberto Pojo, e dos diretores Arthur Phillipe, Jean Alves, João Guilherme Granja, Rodrigo Novaes e Trajano Quinhões.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP