Novos EPPGGs tomam posse nos cargos

Cerimônia, que contou com o apoio institucional da ANESP, ocorreu na manhã desta terça-feira (20), no auditório do Ministério do Planejamento. Foram empossados 82 novos gestores governamentais que integraram a 16ª Turma do curso de formação para a carreira

O Ministério do Planejamento (MPOG) deu posse na manhã desta terça-feira (20) a 82 novos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs). A cerimônia, que marcou também o fim do curso de formação da 16ª Turma, foi realizada no auditório do subsolo do MPOG e contou com o apoio institucional da ANESP.

A solenidade foi iniciada pela secretária-adjunta da Secretaria de Gestão (Seges), Marilene Ferrari Lucas, que representou a secretária Ana Lúcia Brito. A dirigente ressaltou a expectativa da atual gestão em relação aos novos EPPGGs. Segundo Lucas, existe um foco muito grande no estabelecimento de uma gestão governamental de qualidade, por isso o governo espera uma atuação eficiente dos integrantes da carreira.

O secretário-executivo adjunto do MPOG, Valter Correia, fez coro com Lucas. O dirigente lembrou que a carreira, estratégica para o governo federal, é importante para colaborar com as inovações que estão sendo trazidas à gestão. “Para nós há uma expectativa muito grande em torno dessa gestão, então nós contamos com todos. Vocês nos ajudarão nesse trabalho”, disse.

Já o presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Paulo Carvalho, focou seu discurso no curso de formação oferecido à 16ª Turma. Para ele, apesar do curto espaço de tempo para realização das 540 horas-aula previstas no programa – pouco mais de três meses -, foi um curso de qualidade. “Estamos com gana para vê-los trabalhando com as Políticas Públicas”, comentou.

Os novos EPPGGs também tiveram espaço para direcionar ao público algumas palavras. A gestora Fernanda Machiaveli de Oliveira, escolhida para representar a Turma, citou o processo enfrentado pelos formandos para alcançar aquele momento, iniciado com a realização do concurso em 2009. De acordo com Machiaveli, a trajetória foi longa, mas resultou na criação de um forte vínculo entre esses gestores.

Celebração
Após a cerimônia, a ANESP ofereceu aos EPPGGs um coffee break para marcar a ocasião. No contato com os novos integrantes da carreira, o presidente da Associação, Trajano Quinhões (na foto com a EPPGG Fernanda Machiaveli), aproveitou para dar as boas-vindas e parabenizá-los pela conquista. “É um fato relevante para a Administração Pública Federal, para a sociedade e para o País. A carreira está umbilicalmente relacionada ao processo de democratização e modernização do Estado, e possui alto valor simbólico para a profissionalização da Administração Pública”, comentou.

Quinhões também lembrou que a Associação está à disposição dos novos gestores governamentais para apoiá-los e enfatizou a importância de que ANESP, Seges e Enap trabalhem em conjunto para buscar a profissionalização e o aperfeiçoamento da gestão governamental.

Além do secretário-executivo adjunto do MPOG, da secretária-adjunta da Seges e do presidente da Enap, participaram da cerimônia o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MPOG, José Mauro, e a também secretária-adjunta da Seges Catarina Moreira. A ANESP foi representada pelos diretores Afonso Pacifico, João Guilherme Granja, Nelson Torreão, Valmir Dantas, Geraldo Alvarenga, Jean Alves e Eduardo Granha, além do presidente Trajano Quinhões.

A 16ª Turma do curso de formação foi integrada também por outros 14 candidatos que estão sub judice.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Links relacionados
Seges publica alocação inicial dos gestores da 16ª Turma