Carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro opinam sobre queda da Selic

Nota produzida pelas entidades que representam os servidores dos dois grupos repercute na mídia. De acordo com o texto, medida é fundamental para proporcionar crescimento do PIB de 5% e evitar tsunami monetário internacional no Brasil

As entidades que representam carreiras que integram o Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro do governo federal, entre elas a ANESP, se posicionaram pela primeira vez a favor da aceleração da redução da taxa básica de juros. A notícia repercutiu no Blog do Vicente, do editor de Economia do jornal Correio Braziliense, Vicente Nunes.

Na nota, gestores governamentais e demais carreiras representadas defendem uma queda mais rápida da Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que acontece ontem (06) e hoje (07). Para os servidores, a medida é fundamental para se atingir crescimento do PIB de 5% e evitar que a economia brasileira seja inundada por moeda estrangeira – o que foi indicado recentemente pela presidente Dilma Rousseff.

Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro defendem que cada ponto percentual a menos significa uma economia de R$ 8 bilhões por ano e um alívio aos cofres públicos. Também contribuem para a redução da taxa a capacidade ociosa na economia e os sinais de redução da pressão nos preços dos alimentos, o que indica uma tendência de aproximação ao centro da meta inflacionária (4,5%) nos próximos meses.

A íntegra do post no Blog do Vicente pode ser vista aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP