ANESP entrega ao Planejamento e à Enap documento em defesa da formação dos gestores

Position paper foi protocolado à ministra Miriam Belchior, à secretária-executiva do MPOG, Eva Maria Chiavon, à secretária de Gestão Pública, Ana Lúcia Brito, e ao presidente da Escola, Paulo Carvalho. Associação pede aperfeiçoamento de todas as fases da formação

A Diretoria da ANESP encaminhou na manhã desta quinta-feira (13), para dirigentes do Ministério do Planejamento e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), um position paper em defesa da formação dos EPPGGs.

No documento, a Associação lembra que o curso de formação tem sofrido um encurtamento ao longo dos anos. A primeira edição foi realizada em 18 meses, com nove meses de aulas e nove de estágio supervisionado. As turmas seguintes tiveram 900h de aula, ministradas em seis meses corridos. As mais recentes, porém, foram formadas em 400h.

Para melhorar a preparação dos gestores, os diretores sugerem que a formação seja aperfeiçoada em todas as suas fases: tanto no curso inicial – com formação teórica, estudos de casos, atividades práticas, oficinas e estágios – quanto no aperfeiçoamento – abordando assuntos ligados às habilidades necessárias para a gerência das atividades de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. Também é indicada a necessidade de se fortalecer a Enap e torná-la referência na formação de executivos públicos.

O position paper foi entregue à ministra Miriam Belchior, à secretária-executiva do MPOG, Eva Maria Chiavon, à secretária de Gestão Pública do MPOG, Ana Lúcia Brito, e ao presidente da ENAP, Paulo Carvalho.

A leitura do documento na íntegra pode ser feita aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP