EPPGGs preparam Relatório Anual Socioeconômico da Mulher 2014

Renata Preturlan, da 16ª turma, e Ana Julieta Teodoro Cleaver, da 6ª, fazem parte do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero

As Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Renata e Ana Julieta estão alocadas na Secretaria de Políticas para Mulheres, da Presidência da República, onde atuam no Observatório Brasil da Igualdade de Gênero.

Um dos principais produtos do Observatório é o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (REASEAM), que compila indicadores sociais sobre a situação das mulheres brasileiras. Trata-se de um documento de referência sobre as mais diversas áreas – estrutura demográfica, autonomia econômica, saúde, educação, violência, acesso aos espaços de poder, comunicação, esporte e cultura – com o recorte de gênero. Esse compêndio de indicadores sociais busca dar visibilidade estatística à situação das mulheres brasileiras, além contribuir para a reflexão sobre as especificidades das políticas públicas para as mulheres.

A primeira edição do RASEAM foi publicada em dezembro de 2013 e está disponível em versão eletrônica nos sítios da SPM e do Observatório, já a publicação do RASEAM 2014 deverá ser lançada no segundo semestre deste ano.

O Observatório Brasil da Igualdade de Gênero também publica, desde dezembro de 2009, uma revista anual e um boletim mensal, sempre repercutindo as principais ações voltadas para a área de políticas públicas de gênero no Brasil.

Renata Barreto Preturlan é mestre em sociologia pela Universidade de São Paulo e gestora da 16ª turma. Já Ana Julieta Teodoro Cleaver é doutoranda em história pela École de Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris, e faz parte da 6ª turma da carreira de EPPGG.

Para saber mais acesse: http://www.spm.gov.br/publicacoes-teste/publicacoes/2013/raseam-interati...