Iniciativas vencedoras do 18º Concurso Inovação conhecerão classificação na terça (08)

O Concurso Inovação visa estimular iniciativas inovadoras de gestão, disseminá-las e valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa

Transient

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) realizarão, terça-feira (08/04), a solenidade de premiação do 18º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Na ocasião, será anunciada a classificação das 10 iniciativas vencedoras e os prêmios a elas atribuídos, além do lançamento da 19ª edição do Concurso. O evento será realizado no auditório da ENAP, às 14h. Contará com as participações da Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, do Presidente da ENAP, Paulo Carvalho, e de autoridades do governo federal.

Para as premiações, o Concurso tem o apoio da Embaixada da França, da Embaixada Real da Noruega, e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Do 1º ao 5º lugar, o prêmio será composto de missões técnicas internacionais, com três viagens para França, uma para a Noruega, e uma para um país da America Latina. A iniciativa vencedora em 6º lugar será contemplada com uma bolsa de estudos para o Curso de Especialização em Gestão Pública da ENAP. Para as propostas que conquistarem do 7º ao 10º lugar, serão oferecidas vagas em curso de Desenvolvimento Gerencial, promovido pela Escola.

Além desses prêmios, todas as iniciativas vencedoras receberão: assinatura, com validade de um ano, da Revista do Serviço Público (RSP); seleção de publicações da ENAP; certificados para os integrantes das equipes; livro publicado pela ENAP com os relatos das iniciativas; divulgação no Banco de Soluções, disponível no site do Concurso; e Selo Inovação – imagem que só pode ser utilizada pelas próprias iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação impressa e/ou eletrônica.

O Concurso Inovação tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. O Prêmio tem alcançado sucesso ao longo desses 18 anos. Nesse período, foram 1.696 práticas inscritas e 341 iniciativas premiadas.

Iniciativas vencedoras

O 18º Concurso Inovação obteve 85 inscrições válidas. As 10 iniciativas vencedoras foram agrupadas em seis áreas temáticas:

Arranjos Institucionais para Coordenação e Implementação de Políticas Públicas
• InovaSUS: Um Incentivo a Novas Práticas, do Ministério da Saúde
• Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde
• Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Atendimento ao Cidadão
• e-SIC - Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão, da Controladoria-Geral da União (CGU)

Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas
• Monitoramento Analítico do Plano Brasil Sem Miséria e Programas do MDS, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Gestão da Informação
• SargSUS: Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório Anual de Gestão do SUS, do Ministério da Saúde

Melhoria dos Processos de Trabalho
• Criação do Banco Nacional de Itens do Enade, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
• Enem - Da Crise em 2009 ao Novo Modelo de Monitoramento de Processos e Gestão de Riscos, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
• Análise de Atos de Concentração Econômica, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)

Planejamento, Orçamento, Gestão e Desempenho Institucional
• Sistema de Gestão da Geração Interligada da Superintendência de Geração Hidráulica: Modelo de Excelência da Gestão Integrado à Manutenção Produtiva Total, da Eletrobras Eletronorte

Outras informaçõesinovacao.enap.gov.br

Fonte: ENAP