Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras tem cursos em agosto, setembro e outubro

Nove disciplinas têm o calendário de inscrições definido, sendo que seis já recebem matrículas

Nove cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras, oferecido pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap, têm as etapas de matrículas definidas. Desses, seis já estão com inscrições abertas e três as iniciarão em setembro e outubro.

A participação em cursos é pré-requisito para obter progressão na carreira. No total é preciso acumular 120h de capacitação. As turmas da Enap têm de 30 a 35 alunos e os servidores com iminência de progressão têm prioridade na matrícula. As inscrições podem ser feitas neste link.

Veja abaixo a agenda do mês:

 

Redes de políticas públicas – O desafio da governança
Inscrições: até 25 de agosto
Aulas: 26 a 30 de agosto (somente de manhã)
O curso ensina a reconhecer as características de funcionamento e principais atores de uma uma rede de Políticas Públicas, visando a melhoria de sua gestão participativa.

Sistemas de monitoramento de Políticas e Programas Sociais: Conceitos, Indicadores e Painéis
Inscrições: até 26 de agosto
Aulas: 27 a 29 de agosto (somente de tarde)
A disciplina dá subsídios para melhoria da ação governamental na área Social por meio da produção de informações úteis e tempestivas e da definição de indicadores para monitoramento dos esforços, atividades e efeitos de programas.

Ética e política no serviço público
Inscrições: até 1º de setembro
Aulas: 02 a 04 de setembro (período integral)
Com base nos princípios éticos e morais, os alunos refletem sobre problemas e dilemas que o servidor público enfrenta derivados de conflitos políticos no funcionalismo.

Análise organizacional para a ação de governo
Inscrições: até 10 de setembro
Aulas: 11 a 13 de setembro (período integral)
O curso fala da análise dos elementos da gestão estratégica de uma organização pública, com foco no Poder Executivo Federal, de forma a ter uma visão geral dos requisitos para o alinhamento dos principais componentes das organizações à sua estratégia.

Gestão estratégica do orçamento
Inscrições: até 10 de setembro
Aulas: 11 a 20 de setembro (somente de manhã)
Os participantes refletirão sobre cinco aspectos da gestão orçamentária: o modelo pretendido de planejamento; a relação plano-orçamento; a rigidez orçamentária; a incongruência entre planejamento e incrementalismo; e o descompasso entre execução orçamentária e financeira.

Oficina de Avaliação da Estratégia (RAE), com o uso do Balanced scorecard (BSC)
Inscrições: até 15 de setembro
Aulas: 16 a 18 de setembro (manhã e tarde em dois dias, somente manhã no último)
O objetivo do curso é ensinar a utilizar a Reunião de Avaliação da Estratégia como instrumento para acompanhamento da execução da estratégia e correção tempestiva de rumos na implantação dos projetos.

Gestão de pessoas no setor público
Inscrições: a partir de 16 de setembro
Aulas: 29 a 31 de outubro (período integral)
Os alunos aprendem a entender a função estratégica da gestão de pessoas, suas diretrizes e rumos em organizações do Poder Executivo Federal, bem como os papéis dos dirigentes e demais agentes públicos na esfera da gestão de pessoas e suas relações, tendo em vista acentuar a perspectiva sistêmica e orientada para resultados.

Sistemas Integrados de Informação para a Gestão Governamental
Inscrições: a partir de 16 de setembro
Aulas: 23 a 25 de outubro (período integral)
A disciplina busca capacitar os participantes na avaliação de sistemas de informação governamentais quanto à adequação aos objetivos da instituição e ao potencial de uso da informação disponível para o planejamento e controle de políticas governamentais.

Gestão de Convênios e Termos de Parceria
Inscrições: a partir de 1º de outubro
Aulas: 04 a 08 de novembro
Os alunos aprendem a executar as transferências voluntárias da União para outras esferas de governo e  entidades privadas sem fins lucrativos, de forma crítico-reflexiva, dentro dos balizadores da legalidade e daqueles de natureza prática emanados dos órgãos sistêmicos da Administração Pública Federal e dos órgãos fiscalizadores da despesa pública.