Substitutivo da PEC 32 e organização de evento se destacam na semana da ANESP
A agenda da ANESP nesta semana contou com articulações políticas no debate sobre a reforma administrativa e com avanços para organização de evento sobre avaliação de desempenho.
Até a quarta-feira (7), a Associação dedicou esforços para a coleta de assinaturas de emenda, proposta pelo Fonacate, de substitutivo global da PEC 32, da reforma administrativa. Houve sucesso e o texto foi autenticado pelo deputado federal André Figueiredo (PDT/CE), possibilitando corrigir graves problemas da PEC.
Na terça-feira (6), o presidente da ANESP, Pedro Pontual, se reuniu com o gabinete do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) para discutir a PEC 32 e tentar a construção de uma emenda politicamente viável.
Em reunião do Fonacate, com Servir Brasil, Movimento Pessoas à Frente e Instituto República, na segunda (5), avançou-se organização de um evento sobre avaliação de desempenho. A ANESP tem um papel fundamental nisso, já que organiza a comissão de estudos do Fonacate sobre o tema.
A semana também contou com entrevista de Pedro Pontual à Folha de S.Paulo sobre a campanha #InformarPrevenirSalvar, lançada por ANESP e Observatório Covid-19 BR, e com reuniões de diretoria e com Movimento Pessoas à Frente.
Também no dia 2, o jornal O Globo trouxe matéria explicativa sobre a campanha e relatou que o projeto conta com apoio da Frente Nacional de Prefeitos, que ajudou a mapear as dificuldades que as cidades relatavam em formular políticas para a pandemia.
— Nos diálogos que tínhamos com os cientistas do Observatório, recebíamos sempre novas atualizações sobre o vírus, mas percebíamos que as informações nos municípios e nas cidades, onde a vida de verdade acontece, estavam muito desatualizadas — conta Pedro Pontual, presidente da Anesp. — Isso era um espaço a ser preenchido para ajudar a salvar vidas, e a ideia foi oferecer para esse público local a informação mais atualizada possível, no formato de um estojo de ferramentas de políticas públicas.
O portal R7 destacou a iniciativa como o primeiro guia completo de como lidar com o novo coronavírus no Brasil. ”Queremos oferecer apoio aos municípios nesse momento de atualização dos protocolos, facilitando a chegada de informações no comércio, postos de saúde, restaurantes, parques e na casa de todos”, afirmou Pontual ao R7.
Já o programa Câmara Total, da TV Câmara Campinas, na última quarta (7) fez entrevista com a EPPGG Celina Pereira, assessora especial da ANESP no Observatório. “A iniciativa surge da intersecção e da necessidade premente de melhorar os protocolos e de comunicar com credibilidade as melhores práticas nacionais e internacionais e as evidências científicas disponíveis a respeito da pandemia”, contou.
O Diário do Amazonas e a Câmara Municipal de São Paulo também noticiaram a campanha.