Reposição de perdas inflacionárias e concurso em pauta com SGP e SEGES
O Secretário-Adjunto de Gestão e Desempenho de Pessoal Eduardo Felizola e a Secretária Adjunta de Gestão Elise Gonçalves receberam, na tarde da terça-feira (12), representantes da ANESP e da Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE). Em pauta, a necessidade de recomposição de perdas inflacionárias na remuneração dos servidores e de realização de concursos para EPPGGs e Analistas de Comércio Exterior (ACEs).
Na ocasião, Pedro Pontual, Presidente da ANESP, lembrou o histórico de negociações conjuntas no âmbito do Ciclo de Gestão e ressaltou o papel dessas carreiras, focando na de EPPGG, para a máquina administrativa, conferindo eficácia e eficiência aos recursos investidos pelo Estado por meio de políticas públicas. Lembrou ainda que a OCDE defende a valorização de carreiras como a representada pela ANESP e pela AACE, como registrado em estudo publicado pelo organismo internacional.
"Nosso pleito vai na lógica de melhor uso possível para cada real investido. As carreiras que estão aqui hoje têm um papel fundamental para a Administração no sentido da eficácia e da eficiência em suas áreas de atuação", comentou o dirigente na reunião.
Guilherme Rosa, Presidente da AACE, também apresentou sua argumentação em favor de reajuste e novo concurso, assim como lembrou que os ACEs estão mobilizados, inclusive com um calendário de paralisações já aprovado em Assembleia.
O Secretário-Adjunto da SGP informou que não será estabelecida mesa de negociação e que não há, no momento, proposta formalizada a qualquer categoria. Questionado sobre os rumores acerca de aumentos que poderiam ser direcionados a algumas poucas carreiras, disse que os estudos técnicos mais recentes feitos pela Secretaria alertam para riscos de eventuais discrepâncias gerarem impactos negativos, mas ressaltou que a decisão não caberá à SGP.
Como encaminhamento, ficou combinada uma nova reunião entre ANESP, AACE e SGP na próxima semana para atualização de informações acerca da questão remuneratória.