Realocação dos investimentos da ANESP para alternativas de maior rendimento

imagem investimentos.jpg

Seguindo recomendação feita pelo Conselho da ANESP da gestão 2017-2019 (acesso ao documento), ratificada pelo Conselho da gestão 2019-2021 (acesso ao documento), a Associação pesquisou alternativas para melhorar a rentabilidade dos investimentos da entidade.

Atualmente, os valores estão mantidos em aplicações de baixo risco e alta liquidez do Banco do Brasil (veja aqui a distribuição).

De início, a ANESP solicitou ao gerente do BB informações mais detalhadas sobre os investimentos da entidade, além de pedir reunião para discutir uma realocação dos recursos. Infelizmente não houve resposta do gerente, mesmo com reiterados pedidos de esclarecimentos.

Em paralelo, a Associação procurou três consultorias especializadas em investimentos para apresentação de propostas de alocação dos recursos baseadas nas orientações de baixo risco e variação de liquidez. Foram elas:

- Dapes: associada ao Banco Safra (veja aqui a proposta);

- Blue Trade: associada à XP Investimentos (veja aqui a proposta);

- Monte Verde: associada à XP Investimentos (veja aqui a proposta).

Das três, duas (Dapes e Monte Verde) demonstraram primor no atendimento e domínio sobre as opções disponíveis. Em termos de rentabilidade, todas performaram significativamente melhor que a atual carteira da ANESP no Banco do Brasil, sendo a proposta da Monte Verde a de melhor desempenho.

Comparativo “back-test” entre a carteira do BB, da Dapes e da Monte Verde

Considerando a recomendação dos Conselhos para buscar uma melhor alocação dos investimentos da ANESP; o atendimento prestado; e a rentabilidade alcançada nas simulações, a ANESP considera oportuno alocar os investimentos da Associação seguindo a orientação da Monte Verde Investimentos, sem custo adicional, buscando manter o perfil conservador das aplicações e considerando fundos com boas práticas de gestão ambiental, social de governança (ESG) ou fundos de impacto social, com rendimento que no mínimo supere a inflação, o que não ocorre atualmente.

A decisão sobre o tema acontecerá em votação eletrônica entre os dias 16 e 22 de julho. O formulário de voto será enviado por e-mail, seguindo o padrão das votações eletrônicas da ANESP nos últimos anos.

Em caso de dúvidas, a Associação permanece à disposição pelo e-mail gerentegeral@anesp.org.br.