“Um orçamento na contramão da inovação” é tema do artigo de EPPGG no Estadão
Artigo do EPPGG Pedro Cavalcante, publicado no Estadão na quarta-feira, 14 de abril, traz uma análise sobre a Lei de Orçamento Anual 2021, a partir da sua relação com a ausência de debate e de uma visão de desenvolvimento estrutural para o país.
No texto, Cavalcante observa que, enquanto as atenções da opinião pública e da política brasileira se voltam para as controvérsias contábeis e o impasse acerca da sanção presidencial ao orçamento federal de 2021, questões estruturais são praticamente negligenciadas, como a tendência de redução dos investimentos e das despesas essenciais para o desenvolvimento social e econômico do país.
Notoriamente, esse almejado, porém cada vez mais distante objetivo da nação, é resultante do processo de transformação tecnológica e econômica que pressupõe o fortalecimento do sistema nacional de inovação com reflexos positivos sobre o aumento da produtividade. Para tanto, recomenda-se que o modelo de desenvolvimento do século XXI seja focado no conhecimento, induzido pela inovação (innovation-led), inclusivo e sustentável, visando combinações coerentes de instrumentos de políticas públicas, sobretudo de financiamento em diferentes setores governamentais.