Goalkeepers 2024: EPPGG Lilian Rahal é reconhecida por sua atuação em Segurança Alimentar e Nutrição
A EPPGG Lilian dos Santos Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), está entre os 10 nomes indicados pela Fundação Bill & Melinda Gates como as principais lideranças globais em suas áreas de atuação – os chamados “Goalkeepers Champions”. Trata-se de um reconhecimento ao trabalho de gestores, ativistas e líderes cuja atuação gera mudanças significativas ao redor do mundo. Neste ano, o tema da premiação é, exatamente, segurança alimentar e nutrição.
“Esses 10 indivíduos do mundo todo demonstram esforços exemplares em pesquisa, advocacia e política para enfrentar os desafios da nutrição. Suas histórias de impacto e inovação ilustram o poder transformador que a nutrição pode ter na saúde global”, afirma o site da premiação.
Segundo a fundação, os esforços de Rahal e de sua equipe no MDS fortalecem os sistemas alimentares locais, promovendo a agricultura familiar e enfrentando o impacto desigual da fome nas mulheres, especialmente mulheres negras e mães: “Ao promover sistemas alimentares sustentáveis, as iniciativas coordenadas por Rahal estão contribuindo para criar uma estrutura de segurança alimentar mais equitativa e resiliente no Brasil”, afirmam.
“Enquanto servidora pública, só tenho a agradecer a oportunidade de juntar gente engajada e comprometida para voltar a trabalhar pelo país. Ninguém faz nada só!", celebrou Lilian Rahal. Junto a ela, figuram nomes como Jemimah Njuki, chefe de Empoderamento Econômico na ONU Mulheres; Ladidi Kuluwa Bako-Aiyegbusi, diretora do Departamento de Nutrição do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social da Nigéria; e Tahmeed Ahmed, diretor-executivo do Centro Internacional de Pesquisa de Doenças Diarreicas, de Bangladesh.
Cerimônia de premiação foi nesta 2ª (23), em Nova Iorque
Essa é a oitava edição do “Goalkeepers Awards & Champions”; a lista com os nomes foi divulgada às vésperas da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque (EUA). A cerimônia do prêmio ocorreu nesta segunda-feira, 23, também em Nova Iorque, e contou com a presença de diversas lideranças mundiais, entre elas o presidente Lula, que foi homenageado pelas políticas de combate à fome de suas gestões como presidente do Brasil. “A fome não é um fenômeno da natureza; a fome é irresponsabilidade dos governantes do mundo, que não querem enxergar as pessoas mais pobres e não cuidam da necessidade de distribuição de alimentos”, afirmou Lula, respondendo a questionamento de Bill Gates durante a cerimônia.