FCRB realiza seminário que debate o Brasil no centro do mundo e a integração da América do Sul
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove no dia 29 de agosto, às 14h, mais uma edição do Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente (Pro-Rui). O seminário tem como tema “O Brasil no centro do mundo, a integração da América do Sul e a bioceanidade” e será realizado presencialmente na sede da instituição, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal da FCRB no YouTube. A ANESP é apoiadora do evento.
A programação do seminário será dividida em duas mesas de debate. A primeira, intitulada “Fundamentos da integração sul-americana: Histórico, desafios e o novo contexto geopolítico”, acontece das 14h às 16h, sob a moderação do EPPGG Marcelo Viana, diretor do Centro de Pesquisa da FCRB. O painel contará com as participações de Mônica Hirst, professora de Relações Internacionais, Rita Coitinho, socióloga do Instituto Brasileiro de Museus, e Darc Costa, professor e engenheiro.
Na sequência, das 16h às 18h, será realizada a mesa “Integração regional e bioceanidade: Infraestrutura, logística e governança”, com moderação de Alexandre Santini, presidente da FCRB. Participam desse painel Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Paulo Protásio, presidente da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro (ADS), Pedro Silva Barros, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Embaixador Rómulo Acurio.
Haverá emissão de certificado para os participantes e não será necessária inscrição prévia.
Sobre o Pro-Rui
O Pro-Rui é uma iniciativa da Fundação Casa de Rui Barbosa dedicada à pesquisa, debate e difusão de questões centrais do mundo contemporâneo, como diversidade cultural, transição ecológica, desigualdade social, novas tecnologias, governança democrática e transformações geopolíticas. O programa promove seminários, colóquios, cursos, conferências e pesquisas em parceria com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, funcionando ainda como espaço de intercâmbio internacional e estímulo à produção de novas ideias e interpretações sobre os desafios do presente.