FCRB e ANESP debatem desenvolvimento sustentável e economia verde no Rio
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e a ANESP realizam mais um evento no âmbito do Ciclo de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras. No próximo dia 19 de junho, das 18h às 20h, no Rio de Janeiro, o tema “Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde” será debatido com a participação de cinco EPPGGs. Patrícia Audi abordará o tema da transição energética e biocombustíveis; Felipe Machado trará o tema da reindustrialização e da economia de baixo carbono; Roberto Garibe falará sobre PAC e desenvolvimento sustentável; e por fim, Pedro Cavalcante discutirá os paradoxos da Agenda 2030. O EPPGG e diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa Marcelo Viana Estevão de Moraes fará a moderação do diálogo.
É possível acompanhar o evento pelo YouTube ou presencialmente, na sede da FCRB, na Rua São Clemente, 134, Botafogo, Rio de Janeiro.
A atividade integra simultaneamente os Ciclos de Debate sobre Políticas Públicas Inovadoras (parceria entre FCRB e ANESP) e sobre Direito e Sociedade (parceria entre FCRB e AJD), ambos do Programa Rui Barbosa e o Tempo Presente - PRO-Rui, da Fundação.
Conheça os participantes:
Felipe Machado
Secretário Adjunto de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. Servidor público da carreira de Especialista em Política Públicas e Gestão Governamental desde 2011, quando ingressou no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Possui ampla experiência como líder de equipes em temas ligados à indústria, à inovação e ao comércio exterior. É graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tem Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e possui Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Patricia Audi
Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, atua há mais de duas décadas no setor público, em diferentes órgãos e secretarias nas três esferas de governo. Na área internacional, atuou na Organização Internacional do Trabalho (OIT). Já no setor privado, trabalhou no mercado financeiro, como vice-presidente do Santander Brasil, responsável por Comunicação, Marketing, Sustentabilidade, Eventos, Patrocínios, Cultura e Relações Institucionais. Foi CEO da RenovaBR, instituição sem fins lucrativos destinada à formação política suprapartidária. E hoje é diretora-executiva na Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia).
Pedro Cavalcante
Doutor em Ciência Política pela UnB com pós-doutorado na Universidade da Califórnia e na Columbia University. Professor Visitante na School of Global Policy and Strategy da Universidade da Califórnia e Visiting Fellow na Oxford University. Professor do Mestrado e Doutorado em Administração Pública na Enap e no IDP. Organizou livros e publicou dezenas de artigos científicos sobre governança e gestão pública, inovação, desenvolvimento e coordenação de políticas públicas. Gestor Governamental desde 2004, com experiências em cargos de direção e assessoramento em diversos órgãos do governo federal. Atualmente, é secretário adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MGI.
Roberto Nami Garibe Filho
Graduado em Ciências Econômicas pela Unicamp, mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e doutor em Ciência Política pela USP. Pertence à carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental exercendo diversos cargos de direção e assessoramento. Foi diretor de Infraestrutura Logística e Energética do PAC, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, presidente da empresa São Paulo Obras da Prefeitura Municipal de São Paulo e Diretor Executivo da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. Desde janeiro de 2023, atua como secretário especial Adjunto, na Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência, com foco no PAC. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente na área de investimento em infraestrutura no Brasil, descentralização administrativa e democracia participativa.
Marcelo Viana Estevão de Moraes
É doutor (2018) e mestre (2014) em Ciências Sociais pela PUC do Rio de Janeiro. Pós-doutorando em ciência política na UnB. É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, exercendo cargos de direção superior na administração pública federal nos ministérios do Trabalho e Emprego, Previdência Social, Secretaria Especial de Direitos Humanos e Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi Vice-Presidente da Conferência Interamericana de Seguridade Social - CISS (1996-1998) e Representante Alterno do governo brasileiro no Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento - CLAD (2008-2010). Participou de diversas missões internacionais representando o Governo brasileiro junto ao FMI, Banco Mundial, OCDE, OIT, CEPAL OISS, CISS, CLAD, Mercosul. Coordenou pelo governo brasileiro as negociações do Acordo Multilateral de Seguridade Social do Mercosul e de seu respectivo Regulamento Administrativo. Atualmente é diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa.
Serviço:
Evento “Desenvolvimento Sustentável e Economia Verde”
19 de junho, quarta-feira, 18h
Sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa
Rua São Clemente, 134 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
O evento será transmitido pelo canal do YouTube da FCRB.
Texto editado em 10 de junho.