EPPGGs participam de livro lançado na COP30 sobre segurança alimentar e clima
Foto: Roberta Aline/MDS
O livro “O Futuro na Mesa: A política de segurança alimentar e nutricional frente à emergência climática” foi lançado na terça-feira (11), durante a programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O evento aconteceu no estande do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), na Agrizone Arena, em Belém (PA), e contou com a presença do ministro Wellington Dias e de EPPGGs autores de artigos incluídos na publicação.
A obra foi organizada pela EPPGG Márcia Muchagata, que também assina o texto de apresentação junto com os EPPGGs Lilian Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, e Aloísio Lopes de Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
O livro apresenta as principais escolhas e diretrizes do governo brasileiro, formuladas em diálogo com diversos setores da sociedade, para assegurar que as mudanças climáticas não comprometam uma das maiores conquistas recentes do país: a saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada pela FAO em julho de 2025.
Essas decisões refletem a integração entre políticas climáticas e políticas de segurança alimentar e nutricional, que se constituem enquanto duas agendas estratégicas e interdependentes que demandam uma abordagem intersetorial. No caso brasileiro, ambas são orientadas por dois princípios centrais: a justiça climática e o direito humano à alimentação adequada.
Reunindo informações, análises e reflexões sobre a relação entre alimentação e clima, a publicação foi construída de forma colaborativa por 46 autoras e autores, entre eles, os EPPGGs Ana Amélia da Silva, Camile Marques Sahb, Elisângela Januário, Erick Brigante, Patrícia Mollo e Vítor Leal Santana.