EPPGG participa da organização do 1º Seminário Internacional de Ouvidorias, em Brasília

Crédito: CGU

O EPPGG e ouvidor do Ministério da Igualdade Racial (MIR) Fábio Bruni coorganizou a 1ª edição do Seminário Internacional de Ouvidorias, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, em Brasília. Promovido pela Rede Nacional de Ouvidorias, em parceria com o MIR e a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento reuniu ouvidores, gestores públicos e especialistas do Brasil e do exterior para discutir os desafios e as perspectivas das ouvidorias públicas como instrumentos de fortalecimento da cidadania e transformação social.

Com o tema “Ouvidoria pública: do acolhimento à transformação social – desafios e caminhos para uma atuação mais efetiva e cidadã”, a programação do seminário abordou diferentes etapas da chamada “jornada da manifestação”, desde o acolhimento inicial ao cidadão até o uso estratégico de dados para aprimorar a gestão pública e subsidiar a tomada de decisões governamentais.

Ao longo da programação, foram debatidos temas relacionados à promoção da equidade e do acesso ao Estado, governança, eficiência institucional, articulação em rede e inovação no tratamento das manifestações recebidas pelas ouvidorias. O evento também destacou experiências e boas práticas voltadas ao fortalecimento da escuta qualificada e à construção de respostas mais ágeis, transparentes e efetivas para a população.

Crédito: CGU

“No seminário pudemos debater a responsabilidade das ouvidorias públicas no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. Tenho certeza de que saímos motivados e transformados pelos conteúdos debatidos. Foram mesas de alto nível, inclusive com convidados internacionais, mostrando a diversidade e a complexidade do trabalho das ouvidorias na garantia de direitos”, afirmou Bruni. 

Realizado no Auditório do DNIT, em Brasília, com transmissão pelo canal da CGU no YouTube, o seminário também prevê uma programação complementar de oficinas online abertas ao público, a serem realizadas nos dias 30 de junho e 1º e 2 de julho, com foco em temas relacionados à atuação das ouvidorias e ao aprimoramento dos serviços prestados aos cidadãos.

Com informações do site da CGU.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS