EPPGG Cristiano Heckert apresenta resultados de sua gestão à frente da Funpresp-Exe
O EPPGG Cristiano Rocha Heckert concluiu recentemente seu mandato como Diretor-Presidente da Funpresp-Exe, órgão que administra planos de previdência complementar dos servidores públicos federais dos poderes Executivo e Legislativo. Em sua despedida, Heckert apresentou resultados dos anos 2022 e 2023, período de sua gestão e que marcou, em sua análise, uma mudança importante de perspectivas: “Em janeiro/2022, após anos com poucos concursos, havia expectativa de déficit orçamentário a partir de 2023 e consumo do fundo até 2027. Em março/2023, há expectativa de superávit orçamentário até 2028 e de duração do fundo até 2038. Ganhamos 11 anos de sustentabilidade orçamentária”, avalia Heckert.
Mostrando uma linha do tempo, ele comenta que, em abril de 2023, a Funpresp-Exe se tornou a instituição privada de previdência líder no segmento de servidores públicos em patrimônio administrado e número de participantes. Houve aumento de 19,3 mil participantes, pulando de 87,6 mil em dezembro de 2021 para 106,9 mil em outubro de 2023. Houve, ainda, aumento no número de benefícios concedidos e, também, de beneficiários contemplados: a projeção é que se pague, em benefícios, R$ 71,45 milhões apenas em 2023. Em 2021, o total foi de R$ 23,89 milhões, marcando uma alta de 199% em dois anos.
Outras ações destacadas por Heckert foram o desenvolvimento de um novo portal na internet; a implementação de canal externo de denúncia e de sistema próprio de Ouvidoria; além de planos em execução, como a oferta de Plano de Saúde, ou em estudos de viabilidade, como a oferta de cartão de crédito.
“Esta apresentação consolida os principais resultados da Funpresp-Exe em 2022-2023. Não são resultados do Cristiano, mas de todos que trabalharam na Fundação neste período. Tive o privilégio de receber a instituição bem administrada e com um corpo técnico qualificado e comprometido. Prosseguimos na trajetória traçada desde sua criação e materializada em seu Planejamento Estratégico. Os números mostram o quanto evoluímos nesse período. Tenho certeza de que a Funpresp-Exe continuará trilhando essa trajetória de sucesso”, avalia o EPPGG.