Entidades sugerem regras para Mesa de Negociação; campanha salarial tem data para reinício
Com participação da ANESP, representada pela Presidenta Elizabeth Hernandes, entidades do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) protocolaram, na tarde desta segunda-feira (12), sugestões de alterações na minuta de protocolo para a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
Instituída em 2003 e prestes a ser retomada pelo governo, a MNNP é um espaço formalmente criado para negociações coletivas, tanto salariais quanto sobre outras pautas, com representações de servidores públicos federais. Ela possui regras previamente estabelecidas para dar maior previsibilidade à condução e ao encaminhamento das tratativas.
Uma primeira versão das regras, organização e dinâmica da MNNP foi apresentada pelo governo em reunião realizada no dia 24 de maio. A ANESP e demais entidades do Fonacate consolidaram propostas de melhorias, assim como representações de outros coletivos convidados a se manifestar sobre o tema. A versão final de protocolo para a Mesa deve ser fechada até o fim deste mês.
Campanha Salarial 2024
As entidades do Fonacate acordaram ainda em agendar para o próximo dia 20, 14h30, o lançamento da Campanha Salarial 2024.
A retomada das negociações sobre eventual recomposição salarial para os próximos anos, bem como conversas sobre pautas individuais a cada categoria, estava entre os termos acordados com o governo na campanha que culminou na assinatura do reajuste aplicado em maio (efeitos financeiros em junho).
O evento, que marcará a abertura do pleito com vistas à recomposição salarial no próximo exercício, será transmitido pelo canal do Fonacate no YouTube.