Enap lança Programa Líderes que Transformam; conheça as regras de adesão
A Enap lançou o Programa Líderes que Transformam, um conjunto de diretrizes, instrumentos e metodologias orientados à profissionalização dos processos de recrutamento e pré-seleção de cargos em comissão.
O programa permitirá que instituições públicas federais, estaduais e municipais façam adesão para promover a seleção de lideranças. Transparência, integridade e autonomia decisória são alguns dos seus princípios norteadores. O foco é o aprimoramento da administração pública e consequente melhoria dos resultados entregues e do valor gerado para a sociedade.
A adesão e permanência no Programa serão voluntárias e contarão com um sistema de incentivos aos órgãos aderentes, tais como possibilidade de financiamento dos processos de seleção, oferta de programa de desenvolvimento para as lideranças e participação em rede de altas lideranças públicas.
A Enap já conduziu 33 processos seletivos, que resultaram na nomeação de 34 lideranças e no cadastro de mais de 4 mil profissionais para processos seletivos futuros.
Duas modalidades disponíveis
Para a administração pública federal, estadual e municipal, a Enap oferece a modalidade de adesão padrão. Bruna Eboli, coordenadora-geral da GNova Pessoas, explica que a modalidade se destina a posições de direção, assessoramento e equivalentes.
Já a modalidade complementar, disponível apenas para órgãos do Poder Executivo Federal (DAS 4 e superiores), prevê, além das ofertas da modalidade padrão, o desenvolvimento profissional das pessoas selecionadas e o acordo de resultados, com metas e objetivos individuais e o acompanhamento das entregas.