Com mais de 1700 inscritos, curso da ANESP de políticas públicas para jornalistas começa segunda

sucessocurso.png

O curso desenhado pela ANESP em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) teve grande procura por parte de jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o país. As inscrições para o curso gratuito de políticas públicas para jornalistas ficaram abertas entre 15 e 29 de setembro, atingindo 1.790 pessoas inscritas. As aulas começam nesta segunda (4).

A iniciativa da ANESP é inédita e busca preencher uma lacuna na formação de profissionais de comunicação, por meio da capacitação sobre o ciclo de políticas públicas. As aulas serão ministradas por integrantes da carreira de EPPGG em oito aulas de 60 minutos cada, que ocorrerão ao longo do mês de outubro, no formato online.

“Estamos muito motivados com esse curso. Era um sonho antigo da ANESP viabilizar uma integração, por meio de conhecimento de gestão e de políticas públicas, com jornalistas de todo o Brasil. Compreendemos a comunicação e a liberdade de imprensa como pilares da nossa democracia, e se pudermos colaborar com conhecimentos técnicos sobre o ciclo de políticas públicas - como são desenhadas, implementadas e avaliadas - isso também contribuirá com a qualidade delas, a partir do olhar da sociedade”, destaca Pedro Pontual, presidente da ANESP. 

A ABRAJI tem longa tradição na oferta de cursos para jornalistas e disponibilizará sua plataforma de cursos para essa capacitação. De acordo com Marcelo Träsel, presidente da ABRAJI, “a avaliação de políticas públicas é um dos principais desafios no Estado brasileiro, onde os projetos historicamente sofrem com a descontinuidade e superficialidade na mensuração de resultados. Este curso vai apresentar a jornalistas conceitos e instrumentos fundamentais para que a imprensa possa contribuir na fiscalização e construção de políticas públicas."

O conteúdo programático do curso vai percorrer conceitos iniciais sobre Políticas Públicas (politics vs policy), indicadores e variáveis relevantes, mapeamento de meios (relacionando serviços públicos existentes ou novos); desenho e dimensionamento da ação; implementação de políticas públicas, organização de insumos necessários; avaliação e acompanhamento continuado.

O corpo docente é totalmente formado por especialistas com largas experiência e atuação no serviço público em áreas diversas e vinculados à carreira de EPPGG.

Conheça o perfil dos professores:

Celina Pereira

Doutoranda e Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. Desde 2008, integra a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Atuou no Gabinete Presidencial, na Casa Civil da Presidência da República, nos Ministérios da Educação, da Justiça, da Economia, no Governo do Estado de Minas Gerais e na Prefeitura Municipal de São Paulo. Atualmente, trabalha com políticas antitruste no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Viveu 3 anos na França para aprofundamento nos campos de Ciência Política, Gestão Pública e História, na Ecole Nationale d’Administration (ENA), na Sorbonne Université (Inter-Ages), na Ecole du Musée du Louvre e no Palais Royal. Em Paris, foi consultora da OCDE, na Diretoria de Gestão Pública.

Marcelo Gonçalves

Possui graduação (2005) e mestrado (2007) em Ciência Política pela Universidade de Brasília. É mestre em políticas públicas pela Universidade da Califórnia, San Diego (2018). E, atualmente, é doutorando em Políticas Públicas na Duke University. Membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) desde 2006. Já desempenhou diversas funções no governo federal, tendo ocupado cargos de assessoria e direção no Ministério do Trabalho, no antigo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República), no Ministério de Direitos Humanos e no Ministério de Desenvolvimento Social, atual Ministério da Cidadania.

Pedro Pontual

Formado em Engenharia Elétrica pela UnB, especialista em Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável pela EPFL, mestre em Políticas Públicas pela Indiana University e mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School. Ingressou na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 2006, tendo atuado na Secretaria Especial dos Direitos Humanos, na Comissão Nacional da Verdade, na Enap, no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e na Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, onde monitorou os preparativos para as Olimpíadas Rio 2016 - Atualmente está em exercício Ministério da Economia trabalhando em gestão da informação.

Rafael Almeida

É especialista em políticas públicas formado pela Fundação João Pinheiro e ENAP. Tem experiência nas três esferas de governo e em organismos internacionais, tendo implementado projetos de larga escala no Sistema Único de Saúde, onde também trabalhou como gestor do SUS, em respostas a surtos epidêmicos, como os de Dengue e Zika. É mestre em administração pública pela Princeton University e está terminando o Doutorado em Saúde Pública na Harvard University.

Virgínia Bracarense Lopes

Especialista em Direito Público pela da PUC-MG (2015), bacharel em Direito pela UFMG (2007) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro do Estado de Minas Gerais (2005). Cursando o Master em Liderança e Gestão Pública, do CLP (turma 7). Ganhadora do Prêmio Espírito Público 2019 na categoria Gente, Gestão e Finanças Públicas. Servidora pública da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal. Atuou no Ministério da Economia, no projeto de criação e implantação da Central de Compras, unidade que dirigiu, desenvolveu e implantou projetos premiados e que se tornaram referência como Compra Direta de Passagens Aéreas, TáxiGov e Almoxarifado Virtual. Atualmente, é Superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, do Centro de Serviços Compartilhados, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. 

Dias das aulas: 04, 11, 18 e 25 de outubro, sempre às 19h e às 20h.