Assembleia forma Comissão Eleitoral da ANESP e ANESP Sindical

comissão eleitoral.jpeg

Em Assembleia Geral da ANESP e ANESP Sindical na tarde desta quinta-feira (30), os associados e associadas aprovaram a formação da Comissão Eleitoral que conduzirá o pleito da Associação e do Sindicato. Integram o grupo os associados Aldino Graef, Emilio Chernavsky e Valmir Dantas.

A Comissão Eleitoral é responsável por conduzir a eleição para a Diretoria e o sorteio para o Conselho da ANESP e ANESP Sindical. Cabe a ela, com o auxílio da equipe e recursos da Associação, organizar o pleito; dar ampla publicidade às regras, aos prazos e aos candidatos inscritos; realizar o escrutínio; e lavrar ata com o resultado.

De acordo com o Estatuto da ANESP e do ANESP Sindical, a eleição para a Diretoria ocorre por meio eletrônico, em até dois turnos, na hipótese de nenhuma chapa receber mais da metade dos votos no primeiro turno. Já o Conselho tem sua formação definida por sorteio.

O processo eleitoral deve ser finalizado até a última sexta-feira de novembro (26/11), sendo obrigatório o intervalo de pelo menos sete dias entre o primeiro e o segundo turno, caso ele ocorra. Já o sorteio ao Conselho deve ocorrer na data do primeiro turno ou turno único.

O Estatuto define que haja um intervalo de ao menos 14 dias entre o fim das inscrições de chapas e candidaturas e a data de realização do primeiro turno ou turno único.