Com jornalistas de todo país, inicia curso de políticas públicas da ANESP com ABRAJI

print marcelo gonçalves.png

Iniciou nesta segunda (4) o curso “Políticas Públicas para jornalistas”, desenvolvido pela ANESP em parceria com a ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), contando com a participação ao vivo de mais de 700 jornalistas e estudantes de jornalismo de todo o país.

As duas primeiras aulas abordaram conceitos introdutórios às políticas públicas (politics vs policy) e indicadores e variáveis relevantes. Elas foram ministradas pelo EPPGG Marcelo Gonçalves.

Em um formato online, todo o processo de inscrições e das aulas se dá por meio da plataforma de cursos da ABRAJI, que permite uma comunicação fluída entre alunos e os organizadores na condução do curso; e entre o docente e os alunos durantes aulas, tornando-as mais participativas. Mesmo os alunos inscritos que não puderam assistir as aulas ao vivo poderão acessá-las a qualquer momento e receber os materiais de leitura indicados pelo professor.

Essa é uma primeira iniciativa da ANESP de formação junto a jornalistas, e vem cumprir uma lacuna relevante no acesso a conhecimentos sobre o ciclo de políticas públicas no contexto brasileiro. A ideia é apresentar a perspectiva de quem desenha e desenvolve as políticas públicas, buscando demonstrar a atuação dos servidores e órgãos do Estado enquanto fonte jornalística que deve prezar pela transparência e pela informação de qualidade à sociedade.

Ao todo foram recebidas 1.790 inscrições de interessados no curso e todas foram aceitas. Este universo é composto por estudantes de jornalismo e, majoritariamente, por profissionais que atuam em veículos de comunicação das mais diversas mídias. Grande parte desses jornalistas já atuam no setor público, nos diferentes poderes e em áreas vinculadas às políticas sociais especialmente.

As aulas seguem durante todo o mês de outubro, sempre às segundas-feiras, às 19h e às 20h. No próximo dia 11 de outubro, o curso tratará sobre os objetivos das Políticas Públicas, que terá como docente a EPPGG Celina Pereira. A segunda aula do dia será sobre mapeamento dos meios para serviços públicos existentes ou novos com o EPPGG e presidente da ANESP Pedro Pontual.