Campanha salarial: SGP se reúne com Ciclo de Gestão, mas sem retorno sobre propostas
Com a aproximação do prazo final para revisão salarial pelo governo em 2022 (02 de julho), representantes de carreiras do Ciclo de Gestão, entre eles Pedro Pontual, da ANESP, foram recebidos, na tarde desta quarta-feira (08), pela equipe do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público (Deret) da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia. Em pauta, mais uma vez, a recomposição de perdas inflacionárias e a necessidade de realização de concursos.
O encontro acontece em meio à indefinição sobre propostas aos servidores. Já houve diferentes sinalizações pelo governo - a mais recente pela não concessão de nenhuma reposição -, mas sem estabelecimento de mesa de negociação.
"Essa indefinição reforça o sentimento de insatisfação geral. O que se pede é isonomia, não privilégios", comentou Pedro na ocasião.
Os pleitos das categorias não são apenas relacionados a questões salariais, como lembrado pelo Presidente da ANESP na reunião. Também foram apresentadas à SGP pautas sem impacto orçamentário imediato - caso dos concursos para as carreiras ali representadas.
O Diretor do Deret, Cléber Izzo, informou que a equipe técnica do Departamento analisa propostas feitas por diversas categorias, inclusive as do Ciclo de Gestão, mas que não há, ainda, posicionamento.
Um novo encontro ficou pré-agendado para o dia 20 de junho. Até lá, as categorias mantêm o calendário de paralisações e manifestações conjuntas.
Participaram da conversa, além da ANESP, Márcio Gimene (Assecor), Guilherme Rosa e Klenize Fávero (AACE) e Marcelo Dias (SindSusep). O grupo também conta com a participação da Afipea.