Desigualdades de raça, classe e gênero na pandemia são debatidas em artigo no Nexo
O Nexo Políticas Públicas divulgou na quarta, dia 13/01, o artigo da EPPGG Ana Julieta Teodoro Cleaver, que aponta como a pandemia trouxe o trabalho doméstico para o cerne do debate público no país. Com o título “Cuidado nas políticas públicas: por uma ética política para a sustentabilidade da vida”, o texto explora como as divisões racial e sexual do trabalho são estruturantes e estruturadoras das desigualdades relacionadas ao cuidado, e foram amplificadas no contexto atual de pandemia.
O trabalho doméstico remunerado é um dos legados do período escravocrata mais persistentes no cotidiano da sociedade brasileira. Com efeito, foram necessários 135 anos após a abolição da escravização negra para que as trabalhadoras domésticas tivessem os seus direitos trabalhistas e previdenciários reconhecidos na legislação brasileira.
Durante a pandemia do novo coronavírus, a questão do trabalho doméstico, remunerado e não remunerado, entrou no cerne do debate público e privado no Brasil, quando uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde é que as pessoas fiquem em casa e realizem o isolamento social.