ANESP saúda criação do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos e futura ministra Esther Dweck
A ANESP saúda a criação do Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, que será liderado pela economista Esther Dweck, anunciado nesta quinta-feira (22), pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Economista, pesquisadora e professora do Instituto de Economia da UFRJ, Dweck tem sua competência comprovada em outras funções da Administração Pública Federal, tendo recebido em 2021 o prêmio de Mulher Economista do Conselho Federal de Economia (Cofecon). Compreende os desafios que estão colocados para a gestão pública e de recursos humanos em um contexto de necessidade de otimização do orçamento e na perspectiva de incorporar novos conhecimentos e tecnologias e em diálogo permanente com o funcionalismo.
A constituição da Pasta dedicada à inovação, gestão e serviço público demonstra a importância que essa agenda terá no próximo ciclo governamental. Trata-se de uma medida estratégica – ao recompor e dar autonomia a áreas hoje concentradas no Ministério da Economia – para a gestão do serviço público, aumentando a eficiência e a racionalidade na atuação dos servidores públicos e nas entregas aos cidadãos.