Afipea lança livro sobre assédio institucional no Brasil

A semana foi marcada por três eventos que debateram a prática de assédio institucional - cada vez mais presente na Administração Federal -, a partir do lançamento do livro “Assédio Institucional no Brasil: avanço do autoritarismo e desconstrução do Estado”, organizado pelo Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea), publicado pela Editora da Universidade Federal da Paraíba (EDUEPB) e com apoio da Instituto República.

Na terça-feira (3), às 17h, houve uma cerimônia na Câmara dos Deputados. Na quarta-feira (4), uma coletiva de imprensa no Auditório da Afipea e na quinta-feira (5), o Seminário intitulado “Assédio Institucional no Brasil”, também no Auditório da Afipea. Todos os eventos puderam ser acompanhados presencialmente e, online, pelos canais da Afipea.

Sobre o livro

A publicação foi organizada pelo presidente da Afipea, José Celso Cardoso Jr, em conjunto com os pesquisadores Frederico A. Barbosa da Silva, Monique Florencio de Aguiar e Tatiana Lemos Sandim. Em 805 páginas e 20 capítulos, que contaram com a colaboração de 60 pesquisadores, a obra registra e investiga o tema do assédio institucional, o processo político que abre espaço para essa prática e as consequências, não somente para servidores públicos, como também para a democracia, as políticas públicas e o Estado brasileiro.

No texto de apresentação do livro, José Celso Cardoso Jr. relata: “este livro nasceu de inquietações, angústias e medos. O assédio institucional no setor público brasileiro, fenômeno novo e perturbador – presente com força desde o golpe de 2016 e hoje largamente disseminado pelo governo Bolsonaro, mormente em âmbito federal – é o conceito, o mote e a expressão por nós utilizada neste livro para caracterizar esse processo virulento e insidioso de avanço simultâneo: (i) do liberalismo fundamentalista (vale dizer: antinacional, antipopular e antidesenvolvimento) e do autoritarismo que necessariamente o acompanha, (ii) dos ataques diuturnos ao que ainda resta da CF-1988 e, ao fim e ao cabo, (iii) da desconstrução do Estado nacional, suas organizações, institucionalidades, políticas e servidores públicos.”

Acesse e baixe o livro aqui.

Acesse o canal do Youtube da Afipea para assistir aos eventos de lançamento.