Reforma da Previdência: entidades do Fonacate concentram-se na coleta de assinaturas para avanço das emendas

Alex Canuto (ANESP) foi um dos dirigentes presentes à Assembleia do Fonacate

As entidades filiadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram em Assembleia Geral, na tarde desta terça-feira (14), em Brasília, para, entre outros pontos, seguir com as articulações sobre a Reforma da Previdência. Uma das questões enfrentadas no momento é a coleta de assinaturas de Deputados Federais para avanço das dez propostas de emendas à PEC 006/2019 produzidas no Fonacate.

Os dirigentes participantes da reunião, entre eles o Presidente da ANESP, Alex Canuto, demostraram grande engajamento com a coleta de assinaturas. A todo tempo salientava-se a necessidade de concentração de esforços nessa fase, uma vez que é fundamental para que as minutas tornem-se, de fato, propostas de emendas parlamentares para a Comissão Especial. Enfatizou-se também a necessidade de maior envolvimento dos servidores públicos nesta e em outras articulações no Congresso Nacional, em razão da importância e impacto do tema no futuro de todos.

Ao final da Assembleia, o Presidente da ANESP e os demais participantes se dirigiram para a Câmara dos Deputados a fim de seguir com a coleta de assinaturas. São necessárias adesões de 171 parlamentares por proposta de emenda.

Nova filiação

A Assembleia do Fonacate deliberou ainda pela aprovação da adesão de uma nova entidade que havia solicitado filiação: a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev). A filiação foi aprovada por unanimidade dos presentes e com isso somam-se agora 32 entidades filiadas ao Fórum.