Entidades organizam atos e reuniões contra a proposta de reforma da previdência

Iotti / Zero Hora

Iotti / Zero Hora

Entidades que representam categorias do funcionalismo público, entre elas o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), ao qual a ANESP é filiada, preparam ações contra pontos sensíveis da proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo na última quarta-feira (20). Reuniões de articulação e manifestações já foram agendadas para os próximos dias em Brasília.

Na terça-feira (26), as Associações e Sindicatos que integram o Fonacate se reunirão para discutir estratégias de atuação no Parlamento, na mídia e nos estados. A ideia é que se defina questões práticas de campanhas e mobilizações, além das que já foram debatidas em reuniões do grupo realizadas neste ano.
Nove centrais sindicais também anunciaram que farão, nos dias 08 de março e 1º de maio, datas em que comemoram-se respectivamente o Dia Internacional da Mulher e o Dia do Trabalhador, atos públicos conjuntos contra a proposta do governo.

Haverá ainda o relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, no dia 20 de março, a partir de 9h, na Câmara dos Deputados (auditório Nereu Ramos). Lançada originalmente em maio de 2016 por parlamentares e por entidades que representam servidores públicos, a Frente busca defender direitos sociais e uma reforma estrutural de captação de recursos nos termos da legislação atual, a fim de garantir segurança jurídica e atuarial da seguridade social brasileira.