Novo Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia é EPPGG; outros cinco membros da carreira são nomeados com DAS 5

Foto: TV Tambaú

Miguel Ragone de Mattos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 6ª Turma, foi nomeado, nesta sexta-feira (25), Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Economia. Além dele, foram indicados para cargos de direção e assessoramento superior (DAS), ao longo desta semana, outros cinco membros da carreira.

Antônio Augusto Ignácio Amaral exercerá o cargo de Assessor Especial da Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República. Estela Alves de Medeiros será a Diretora do Departamento de Gestão Corporativa da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também no Mapa, Rafael D’Aquino Mafra passa a ocupar o cargo de Diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais.

As outros duas nomeações foram para o Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem o EPPGG Gustavo Canuto como Ministro. Nele, João Mendes da Rocha Neto e Luciano Oliva Patrício passam a comandar a Diretoria do Departamento de Articulação e Gestão do Desenvolvimento Regional e Urbano da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano; e a Subsecretaria de Planejamento Integrado, Fundos e Incentivos Fiscais da Secretaria-Executiva, respectivamente.

Antônio Augusto Ignácio Amaral é EPPGG da 11ª Turma e graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como Diretor do Departamento de Planejamento das Estruturas da Força de Trabalho, como Secretário de Gestão Adjunto e como Diretor do Departamento de Modelos Organizacionais da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento.

Estela Alves de Medeiros é EPPGG da 8ª Turma, graduada em Relações Internacionais (UnB), possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (UNICSUL), é mestre em Relações Internacionais (UnB) e doutora em Administração novamente pela UnB. Até 2004 foi assessora internacional e consultora na Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência. Depois, atuou como Coordenadora-Geral de Desenvolvimento de Pessoas  e Coordenadora de Planejamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

João Mendes da Rocha Neto é EPPGG da 3ª Turma possui graduação em Geografia, mestrado em Administração e Doutorado em Administração Pública, sempre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Concluiu o estágio pós doutoral junto ao Centro de Estudos em Gestão e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra em 2014. Tem experiência na área de relações federativas, capacidades institucionais, gestão municipal, coordenação e fragmentação de políticas públicas, crescimento urbano e regional, desenvolvimento regional, transportes, turismo e ordenamento do território.

Luciano Oliva Patrício, da 1ª Turma, é graduado em Engenharia Agrícola e Mestre em Demografia (Unicamp). Ocupou o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação (1995 a 2002), sendo Ministro Interino em diversas oportunidades. Foi ainda Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social (1994 e 1995) e Ministro da mesma pasta por duas oportunidades. Atuou também como Coordenador-Geral de Finanças e Arrecadação do Instituto Chico Mendes, Diretor de Programa na Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Diretor do Departamento de Articulação das Ações da Amazônia da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, dentre outros.

Miguel Ragone de Mattos, da 6ª Turma, é graduado em Ciência Política (UnB), em Direito (UniCeub) e em Ciências Econômicas (UnB). É mestre em Direito pela (UnB) e em Análise Econômica do Direito pelas Universidades de Bolonha (Itália) e Viena (Austria), e atualmente é doutorando em Ciência Política na (UnB). Foi Subsecretário para Assuntos Econômicos da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Subchefe Adjunto na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Chefe de Gabinete do Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Chefe de Gabinete do Ministro da Fazenda. Foi ainda assessor na Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República e assessor especial do Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Até a nomeação, era Secretário Adjunto de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Rafael d’Aquino Mafra da 16ª Turma é graduado em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Brasília, especialista em Saúde Coletiva pela (UnB) e mestre em Relações Internacionais (UnB). Antes da nomeação, atuava como coordenador na Coordenação-Geral de Disciplinas não Tarifárias ao Comércio Internacional na Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.