Seis EPPGGs nomeados para cargos de alto escalão nesta semana

Foto: Filipe Calmon / ANESP

O Governo Federal segue compondo sua equipe para o cumprimento do mandato. Nesta semana, seis Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) foram nomeados para cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) 101.5.

Elise Sueli Pereira Gonçalves foi nomeada Secretária-Adjunta da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia e atuará ao lado do EPPGG Cristiano Heckert, titular da Secretaria. Agnes Maria de Aragão da Costa passa a ser Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios da Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia, enquanto Luciano Oliva Patrício foi indicado ao cargo de Diretor do Departamento Financeiro e de Recuperação de Projetos da Secretaria de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outros três EPPGGs foram nomeados para DAS 5 na Presidência da República: Otto Luiz Burlier da Silveira Filho é o novo Diretor de Programa da Secretaria de Cooperação de Projetos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria-Geral; Marcelo de Lima e Souza ocupa o posto de Subchefe Adjunto de Política Econômica da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil; e Marcelo Dias Varella assume a Subchefia de Infraestrutura da Subchefia de Articulação e Monitoramento, também da Casa Civil.

Agnes Maria da Costa, da 10ª Turma, é economista (UFRJ), mestre em Energia (USP) e doutoranda na Universidade Técnica de Berlim. Possui experiência de mais de uma década no Ministério de Minas e Energia, onde ocupou cargos de Diretora lidando com Economias de Energia e de Mineração. Agnes é ainda Presidente do Conselho Fiscal da Eletrobras e membro suplente no Conselho Fiscal da Petrobras.

Elise Gonçalves, da 16ª Turma, é Publicitária (UnB) e pós-graduada em Gestão Pública (Projeção). Na carreira de EPPGG, atuou no Ministério do Planejamento como Gerente de Projetos (2015) e Coordenadora-Geral de Dados e Serviços Públicos Digitais, na Secretaria de Tecnologia da Informação (2016).

Luciano Oliva Patrício, da 1ª Turma, é graduado em Engenharia Agrícola e Mestre em Demografia (Unicamp). Ocupou o cargo de Secretário-Executivo do Ministério da Educação (1995 a 2002), sendo Ministro Interino em diversas oportunidades. Foi ainda Secretário-Executivo do Ministério da Previdência Social (1994 e 1995) e Ministro da mesma pasta por duas oportunidades. Atuou também como Coordenador-Geral de Finanças e Arrecadação do Instituto Chico Mendes, Diretor de Programa na Secretaria-Executiva do Ministério do Planejamento, Diretor do Departamento de Articulação das Ações da Amazônia da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, dentre outros.

Marcelo de Lima e Souza é cientista político e graduado em Direito e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É ainda mestre em Law and Economics pela Università di Bologna e Gent University, e em Ciências Políticas pela UNB. Atuou como Assessor Especial e como Subchefe Adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais no Ministério da Fazenda.

Marcelo Dias Varella, da 11ª Turma, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Direito pela UFSC e Doutor em Direito pela Universidade de Paris, Pantheón-Sorbonne. É livre-docente pela USP e possui três pós-doutorados nos Estados Unidos, pela UCLA Berkeley, pela George Washington University e pela Georgetown University. Foi Secretário-Executivo e Secretário-Executivo Adjunto no Ministério dos Direitos Humanos; Secretário de Assuntos Legislativos e Assessor Especial do Ministro no Ministério da Justiça; e Diretor de Assuntos Estratégicos (2009 - 2011) e Secretário Executivo do Conselho de Ministros do Programa Bem Mais Simples Brasil, ambos na Presidência da República. Foi ainda consultor da OCDE e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, e Assessor da Presidência do Sebrae.

Otto Luiz Filho é Administrador de Empresas (UnB) e pós-graduado em Consultoria Financeira e Mercado de Capitais (Michelangelo). Atuou como Coordenador-Geral de Portos e Aeroportos (2012 a 2015) na Secretaria do PAC do Ministério do Planejamento, como Diretor no Departamento de Informações Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República (2015 e 2016), Diretor do Departamento de Logística de Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento para o Setor Agropecuário do Ministério da Agricultura, e Diretor no Departamento de Infraestrutura e Logística no Ministério do Planejamento.