Sigepe Banco de Talentos: Seges inicia cadastro de currículos de EPPGGs

Está aberto o prazo para que Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) cadastrem seus currículos no sistema Sigepe Banco de Talentos. Para isso, é necessário baixar o aplicativo (celular ou tablet) desenvolvido pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP). Os dados serão coletados até 14 de setembro.

O aplicativo Sigepe Banco de Talentos está disponível para download nas lojas App Store e Google Play. Após baixá-lo, o formulário poderá ser acessado utilizando-se da mesma senha configurada para o Sistema de Gestão de Pessoas, o Sigepe. Caso o usuário possua currículo cadastrado na Plataforma Lattes, do CNPQ, será necessário apenas revisar os dados aproveitados e preencher os campos adicionais. Caso contrário, será preciso inserir todas as informações via aplicativo. Se o EPPGG tiver dificuldades para preencher todos os campos pelo app, a Seges sugere como alternativa a criação de um Currículo na Plataforma Lattes, o que pode ser feito pelo computador, para depois usar o aplicativo apenas para importar os dados.

Com o Banco de Talentos a Secretaria pretende reunir informações sobre experiências profissionais, áreas de interesse de atuação e formações acadêmicas dos EPPGGs a fim de permitir, por exemplo, a rápida identificação de perfis para assumir posições de liderança e formar equipes para desenvolvimento de projetos. Ele deve ser preenchido por todos os membros da carreira que estiverem em atividade, afastados ou em licença.

No e-mail enviado nesta quinta-feira (6), a Seges pede atenção especial ao preenchimento de alguns campos, conforme abaixo:

  • "Áreas de atuação: procure selecionar itens que representem sua experiência prévia, bem como interesses futuros de atuação. Esses dados serão utilizados pelo Sistema de Gestão de Carreiras para cruzar necessidades dos órgãos e interesses de movimentação dos servidores."

  • "Experiência profissional: certifique-se de relatar todos os órgãos ou entidades por onde você passou desde o ingresso na carreira, bem como experiências anteriores em outros cargos públicos, iniciativa privada ou terceiro setor."

Em caso de dúvida sobre o preenchimento ou dificuldade na atualização de dados relativos ao Banco de Talentos, acesse a página de Perguntas e Respostas no site do MP ou entre em contato com a Central SIPEC por meio do telefone 0800 978 9009. Dúvidas sobre senha do SIGEPE, entre em contato com a COGEP/MP pelos ramais 2020-5278 ou 2020-5253.