Presidente da ANESP fala sobre inovação na gestão pública para estudantes do Centro Universitário UDF

EPPGGs, Elder Linton, Alex Canuto, Presidente da ANESP, e Joelson Velloso. Foto: Filipe Calmon / ANESP

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, palestrou sobre Modernização e Inovação na Gestão Pública para alunos do Centro Universitário UDF, na última quarta-feira (31). O convite foi realizado pelos professores da UDF, Elder Linton, também EPPGG, e José Luiz Pagnussat, em virtude do décimo aniversário do curso de graduação em Gestão Pública da instituição de ensino.

Alex Canuto defendeu que a inovação na gestão pública passa por um melhor equilíbrio entre a mentalidade do gestor, a burocracia e o controle. Segundo ele, as iniciativas para inovar a atividade gerencial no Brasil são travadas pelo medo do controle, que “na tentativa de pegar o desvio acaba desestimulando a tomada de risco por parte do gestor bem intencionado”. “É preciso mudar a mentalidade burocrática weberiana por uma mentalidade gerencial focada em resultado, sopesar o controle e rever o nosso sistema de contrapesos gestão x controle para que o controle aja com rigor, punindo o infrator sem pulverizar a culpa para o não-infrator; com custo baixo para a administração; e que não atravanque a inovação”, afirmou.

O EPPGG Joelson Velloso, Diretor de Modernização da Gestão Pública da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Inova/Seges/MP), o Secretário-Adjunto de Gestão Orçamentária do MP, Bruno Grossi, o Consultor de Orçamento na Câmara dos Deputados José Fernando Consentino Tavares, e o Secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do MP, Júlio Alexandre Menezes da Silva, que proferiu a palestra magna, também participaram como palestrantes do evento.

As apresentações seguidas de debate foram realizadas no contexto de celebração pelos 10 anos do curso de graduação em Gestão Pública do centro universitário. Foram dois dias de eventos. Além das ministrações,  foram expostos banners contando a história da administração pública brasileira desde a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938, até os dias atuais.