ANESP Debates: EPPGGs discutiram sobre "Atuação da Força da Nacional e Operações de Garantia da Lei e da Ordem”

Em tempos de crise também na segurança pública, tem sido comum o envio de tropas federais das Forças Armadas e da Força Nacional para situações de crise nos estados. Foi com o auxílio destas instituições que os presídios maranhenses foram apaziguados, que o Estado do Espírito Santo contornou situação delicada durante greve policial e que o Rio de Janeiro tem tentado coibir guerra entre traficantes na favela da Rocinha. Foi para debater os limites éticos e legais e a pertinência desse tipo de expediente que a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) realizou, nesta terça-feira (26), a sétima edição do ANESP Debates, com os EPPGGs Sergio Felicori e Gustavo Camilo debatendo "Atuação da Força Nacional e Operações de Garantia da Lei e da Ordem”.

O evento foi transmitido ao vivo pela página dos EPPGGs no Facebook, tendo o Presidente da ANESP, Alex Canuto, como moderador. Até o momento, a transmissão alcançou a página pessoal de 8.547 usuários, cativando a audiência de 2.864 pessoas e conquistando 20 compartilhamentos, sete comentários e 17 reações entre curtidas e ameis. O vídeo segue disponível na rede social, razão pela qual os números de audiência seguem crescendo. 

Gustavo Camilo, EPPGG da 11ª Turma, é formado em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela USP e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, tendo sido investigador da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Pesquisa e Análise da Informação da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Já Sergio Felicori, EPPGG da 10ª Turma, é Advogado e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP com passagens pelo CADE, Ministério da Cultura e pelo Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras, do Ministério da Defesa. 

Esta foi a sexta edição do ANESP Debates. Anteriormente, foram realizados debates sobre RenovaBio - Nova Política Nacional de Biocombustíveis, em 29 de agosto; Uber e TáxiGov - Regulação de Novas Modalidades de Transporte, em 23 de agosto; Lei Rouanet e Políticas de Incentivo e Financiamento da Cultural, no dia 8 de agosto, com os EPPGGs Geraldo Horta e Thalles Siqueira; Lei de Migração, realizado no dia 25 de julho, com os EPPGGs Mariana Carvalho e João Granja; e sobre Reforma da Previdência, realizado no dia 9 de maio com os EPPGGs Luis Henrique Paiva e Paulo Kliass.

O tema do próximo programa da série ANESP Debates será "Nova regulação do MEC para o Ensino Superior”. O debate será na terça-feira, dia 3 de outubro, com os EPPGGs Amarilis Busch Tavares e Rubens de Oliveira Martins.

Assista abaixo à íntegra do ANESP Debates: Atuação da Força Nacional e Operações de Garantia da Lei e da Ordem: