Sexta com Debate aborda eficiência técnica e heterogeneidade tecnológica no nordeste brasileiro nesta sexta (7)

 Foto: NH Dantas

Foto: NH Dantas

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (SAGI/MDSA) discute, nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, a Eficiência Técnica e Heterogeneidade Tecnológica na Agropecuária das Regiões Semiárida e Não Semiárida do Nordeste Brasileiro. Esta edição do Sexta com Debate será novamente realizada no Auditório da SAGI, no 3º andar do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Não é preciso se inscrever para participar.

Edward Costa é o palestrante e responsável pelo estudo a ser apresentado. Seu trabalho analisa as diferenças tecnológicas da produção agropecuária entre os municípios situados no semiárido e no não-semiárido do Nordeste brasileiro para responder até que ponto essas diferenças regionais influenciam na eficiência da produção.

Segundo o autor, a hipótese de que os municípios pertencentes ao semiárido e ao não-semiárido se deparam com diferentes oportunidades de produção foi confirmada, resultando em uma prática bem aquém da sua potencialidade ideal. Além disso, pelas fronteiras de produção estimadas, percebeu-se que as políticas públicas voltadas para agropecuária do semiárido, mais distantes da fronteira tecnológica, são importantes para a minimização do gap entre essas duas regiões.

Edward Martins Costa é Doutor em Economia pelo PIMES/UFPE. Professor Adjunto C4 da Universidade Federal do Ceará - Departamento de Economia Agrícola, Campus do Pici/UFC. Membro Permanente e Vice Coordenador do Mestrado Acadêmico em Economia Rural - MAER/UFC. Atualmente trabalha com Métodos Quantitativos em Economia - Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos; Avaliação de Políticas Públicas; Economia da Educação; Mercado de Trabalho; Economia Regional e Urbana; Economia Agrária.

Sexta com Debate
Palestra – Eficiência Técnica e Heterogeneidade Tecnológica na Agropecuária das Regiões Semiárida e não Semiárida do Nordeste Brasileiro
Dia 07 de abril de 2017 – 10hs
Auditório da SAGI, Bloco A, 3º andar. Brasília - DF
Obs.: Não é necessária a confirmação de presença.