EPPGG Cristiano Heckert lança livro “Contratações de TI: O Jogo”

Cristiano Heckert e Antonio Netto, durante lançamento da versão digital do livro. Foto: Arquivo pessoal

Cristiano Heckert e Antonio Netto, durante lançamento da versão digital do livro. Foto: Arquivo pessoal

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da 10ª Turma Cristiano Heckert, em co-autoria com Antonio Fernandes Soares Netto, lançou o livro “Contratações de Tecnologia da Informação: O Jogo”. A versão eletrônica pode ser adquirida online. A versão impressa está prevista para ser lançada durante o Congresso Brasileiro de Governança, Controle Público e Gestão de Riscos nas Aquisições na segunda quinzena de maio.

O desafio de escrever um livro foi novidade para Heckert. “Em vários momentos duvidei de que chegaria ao final, pensei em desistir algumas vezes, mas quando comecei a enxergar a luz ao final do túnel, fui tomado por um sentimento de gratificação que compensou todo o esforço”, revelou. Segundo ele, a ideia de escrever o livro vinha sendo amadurecida desde 2014, mas faltava tempo para se dedicar ao projeto, o que conseguiu a partir do segundo semestre de 2016.

A ideia de deixar registradas em papel as diversas experiências e reflexões que acumulou ao longo dos anos também o atraiu. "O mais bacana de escrever um livro é poder compartilhar aquilo que acumulei durante minha jornada. Procuro sempre passar essas experiências em sala de aula, mas agora elas estão escritas”, assinala.

A publicação apresenta alternativas para resolver problemas complexos de comunicação, riscos e definição de papéis e responsabilidades nas contratações de TI no setor público. Utilizando a Instrução Normativa 4 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SLTI/MP) como pano de fundo (norma que disciplina o processo de contratação de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal Brasileira), o leitor é convidado a acompanhar a montagem de um processo coeso, fundamentado e com um pilar sólido: uma demanda clara para todos os envolvidos.

O Jogo de Contratações de TI é ainda mais especial para Cristiano. “É uma abordagem inovadora de aprendizagem. A metodologia tradicional de aulas expositivas está condenada, principalmente no ensino de adultos. As pessoas querem respostas rápidas, diretas, objetivas e, ao mesmo tempo, divertidas”, avalia.

O livro navega pela realidade de servidores públicos que instruem processos de contratação: o ato de definir um objeto, deixar clara uma justificativa e juntar todos os elementos que comprovem a real intenção da equipe de planejamento da contratação ao se contratar um bem ou serviço. A proposta desta obra é ensinar o leitor a realizar o trabalho detalhando os artefatos sobre a perspectiva da construção do processo.

Como síntese de sua mensagem, o EPPGG da 10ª Turma acredita que a sociedade precisa que Administração Pública dê mais respostas às necessidades do País, "sem se perder em seus processos interno”. Para Cristiano, “a contratação não é um fim em si mesmo, mas um modo de endereçar uma necessidade”, conclui.

Clique na imagem para saber mais sobre o livro.

Clique na imagem para saber mais sobre o livro.

Cristiano Rocha Heckert

Engenheiro de Produção, com Graduação, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou por 8 anos no setor privado e desde 2006 é servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), tendo sido aprovado em 1º lugar em seu concurso. Foi Coordenador-Geral e Diretor na SLTI/MP entre 2008 e 2011, onde coordenou a elaboração da IN4/2010, o primeiro concurso, o curso de formação e a alocação dos Analistas em Tecnologia da Informação. Estruturou o Programa de Desenvolvimento de Gestores de TI junto à ENAP, do qual é professor de referência nas modalidades presencial e à distância. Foi Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) entre 2012 e 2015 e Secretário de (Logística) e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento de fevereiro de 2015 a maio de 2016, onde liderou, dentre outros, a elaboração da Estratégia de Governança Digital e da Estratégia Geral de Logística, a estruturação da Rede Siconv e a implantação do SEI na Administração Pública Federal. Atualmente lidera a área de modernização e gestão estratégica do Ministério Público Federal, à frente dos escritórios de projetos, processos, gestão do desempenho, governança, estrutura organizacional, transparência e informações estratégicas. É professor na ABOP, ENAP, FGV e IBGP.

Antonio Fernandes Soares Netto

Doutorando, Mestre em Engenharia Elétrica, na temática de Gestão de Riscos nas Contratações de TI no Setor Público (Universidade de Brasília - UnB) e Especialista em Governança de TI. Palestrante do Processo de Contratação de Tecnologia da Informação. Criador do Jogo de Contratações de TI e autor do livro: Contratações de TI: O Jogo, com formação em gamification na Pensilvania University. Atuou com projetos de aquisições na Presidência da República entre 2008 e 2015. Atualmente trabalha com Aquisições de TI na Secretaria Especial de Política para Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos. Professor na ENAP, Negócios Públicos, IBGP e ELO Consultoria. Coach pelo Neuroleadership Institute. Certificações: COBIT 5 e ITILF. Antes de ingressar no serviço público, atuou no mercado privado pela Xerox e GVT.