ICT Week marca debate entre Brasil e UE sobre governança digital

Secretária adjunta de Gestão do MP, EPPGG Aline Soares, ratifica importância da cooperação internacional para a implementação de políticas públicas no Brasil/Foto: Ministério do Planejamento

Clipping: Ministério do Planejamento

Objetivo do evento foi debater segurança cibernética e propor melhorias no campo da tecnologia da informação

O Ministério de Ciência Tecnologia Inovação e Comunicações (MCTIC) realizou, esta semana, o ICTQ Week. O evento teve como objetivo debater a segurança cibernética no Brasil e propor melhorias no campo da tecnologia da informação. A ação é realizada no âmbito da 8ª Convocatória do Projeto Diálogos Setoriais União Europeia- Brasil, iniciativa conduzida pela Delegação da União Europeia no Brasil (Delbra) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

“Nada mais adequado do que, em primeiro lugar, ressaltar a importância deste encontro para as relações do Brasil com a Comunidade Europeia. Essa jornada consolida a nossa aproximação no campo da tecnologia, fundamental nos dias de hoje. Estamos em um mundo globalizado e a globalização acontece, preponderantemente, através da tecnologia”, destacou o ministro do MCTIC, Gilberto Kassab. Para o ministro, é evidente a importância das relações entre os países em diversos campos, como cultura, desenvolvimento social, saúde e educação, mas todos esses campos possuem interface com a tecnologia.

A secretária adjunta de Gestão do MP, Aline Soares, ratificou a importância da cooperação internacional para a implementação de políticas públicas no Brasil. “O Diálogos Setoriais é, atualmente, uma das parcerias entre Brasil e União Europeia que têm obtido mais êxito, porque é um projeto sólido, em que a principal plataforma de cooperação é o conhecimento”, garantiu.

“Este é um acontecimento nunca antes pesquisado e que mostra os resultados de vários anos de trabalho entre o Governo Brasileiro e a Comissão Europeia”, explicou Claudia Gintersdorfer, ministra da Delegação Adjunta da União Europeia no Brasil. Segundo ela, a atuação do Brasil e da UE engloba várias vertentes, entre elas a regulação das telecomunicações, “criando um ambiente de certeza regulatória para os investidores”. A ministra reforçou ainda que o Brasil tem sido líder mundial na defesa dos Direitos Humanos na internet.

“Um país que pensa em tecnologia e inovação é um país que pensa no futuro e garante a competitividade”, destacou o senador Wellington Fagundes. Para ele, as discussões e os investimentos em educação e tecnologia são fatores fundamentais para garantir que o Brasil seja um país desenvolvido.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada em Brasília (DF), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Westphallen Etchegoyen, o secretário de Política de Informática (Sepin) do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o deputado Federal Alexandre Leite e o presidente da Comissão Senado do Futuro, senador Wellington Fagundes.