Biblioteca da Enap aberta para a realização de eventos de EPPGGs

Os Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) têm um novo lugar para realizar eventos culturais e literários: a Biblioteca Graciliano Ramos, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A ideia é disponibilizar o hall da biblioteca, sem custos, para a realização de lançamento de livros, exposições, saraus e eventos similares que tenham como objetivo a construção do conhecimento. 

"Não há custos para a locação do espaço nem para o apoio que damos. Entre em contato conosco e proponha uma agenda. É preciso apenas que o evento tenha a ver com a temática da Inovação, Gestão ou políticas públicas ou, ainda, esteja relacionado a literatura em geral. O autor apenas se encarrega dos custos caso queira, opcionalmente, oferecer algo a seus convidados, como um café ou um coquetel”, observa Andrea Andrade, Coordenadora-Geral de Gestão do Conhecimento e Inovação da Enap.

A iniciativa faz parte do Projeto Novos Serviços, conforme explica a coordenadora. “As bibliotecas são instituições milenares, mas que têm passado por uma revolução. Observamos mundo afora uma tendência em que os salões silenciosos exclusivos para a leitura estão perdendo espaço para ambientes lúdicos e colaborativos que têm como objetivo maior a construção do conhecimento. Para tanto, precisa ser atrativo e favorecer a interação entre as pessoas”, explica a engenheira elétrica e doutora em Educação.

Segundo Andrea, a Escola se aproxima a cada dia de ampliar a utilização da biblioteca, buscando inspiração em renomadas instituições internacionais. "Esse movimento é visto mundo afora. A nossa biblioteca tem um espaço muito bonito, aberto para o verde. Imaginamos fazer rodas de conversa, lançamento de livros, vernissages, exposições, sarau literário. Esse ambiente é um ambiente para a construção do conhecimento. Nem sempre isso se dá apenas pelo empréstimo de livros”, conclui.

Biblioteca Graciliano Ramos

Especializada em Administração Pública e Gestão Governamental, a Biblioteca Graciliano Ramos tem como missão tratar e disseminar informações que auxiliem dirigentes e servidores públicos na melhoria da gestão pública e que contribuam para a consolidação do campo do conhecimento sobre administração pública, visando seu aperfeiçoamento.

O nome da Biblioteca da Enap é uma homenagem ao escritor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953), reconhecido por sua obra literária e também por sua atuação como administrador público. Antes mesmo de ver publicados seus mais famosos romances, Graciliano Ramos ocupou o cargo de prefeito eleito de Palmeira dos Índios, município do sertão de Alagoas, onde se preocupou em fazer bom uso do dinheiro público em meio às condições adversas de pobreza, secas periódicas e práticas de compadrio e clientelismo. 

Horário de funcionamento:
O horário de atendimento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. A qualquer pessoa é permitido o acesso às dependências dabiblioteca, bem como a consulta ao seu acervo, nos dias e horários de atendimento, e condicionada à observância das normas do Regulamento da Biblioteca.

Contato:
biblioteca@enap.gov.br
facebook.com/biblioteca.enap
Telefone: (61) 2020-3139
Fax: (61) 2020-3156

Endereço:
SAIS Área 2A Setor Policial Sul
Brasília - DF
CEP: 70610-900