Ministro Berzoini: Governo se compromete a modificar PLP 257
O Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Ricardo Berzoini, recebeu lideranças sindicais na noite desta terça-feira (12), no Palácio do Planalto, e afirmou que o governo reviu as questões do PLP 257/2016 que ferem direitos dos servidores públicos. As articulações dos representantes do funcionalismo federal refletem as já manifestadas preocupações das carreiras que compõem o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Ciclo de Gestão.
“O Ministro afirmou que o governo ouviu os sindicalistas, que sentiram a pressão e que nos dão razão. Todos sabemos que renegociar as dívidas dos estados é pauta importante nesse momento de crise e de ajuste fiscal. Atrelar isso a condicionantes que ferem direitos dos servidores não ajuda em nada. Eles devem agora ou desmembrar o projeto, de forma a não misturar os assuntos, ou alterá-lo por emendas. Seguimos vigilantes”, explica o Presidente da ANESP, presente ao encontro.
Durante a reunião, o Ministro se comprometeu com as lideranças a retirar do PLP 257 todas as partes que geram polêmica com servidores públicos; buscar desmembrar as condicionalidades que causem prejuízos à categoria, além de retirar, também, a forma do regime de urgência do PLP; e a retomar diálogo após a tramitação do impeachment no Congresso Nacional.
Além da ANESP, participaram da reunião representantes do Fonacate e das centrais sindicais: CUT, UGT, CTB, NOVA CENTRAL, CSB, PÚBLICA, CSP-CONLUTAS, CGTB e CSPB.