ANESP intensifica atuação política no Congresso Nacional
O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, o Diretor Suplente Vinícius Barile e o Coordenador Executivo Paulo Brunet dialogaram intensamente com parlamentares no Congresso Nacional nesta terça, quarta e quinta-feira (12 a 14). A movimentação faz parte da estratégia da Associação para se aproximar de parlamentares, apresentar a carreira de EPPGG e abordar temas de interesse, como o PLP 257/2016, que, por prever retrocessos a direitos já garantidos aos servidores públicos federais, está sendo combatido por lideranças sindicais.
“Havia essa necessidade urgente de evitar a votação do PLP 257, que ao tratar da dívida dos estados prejudica conquistas recentes dos servidores públicos. Em paralelo, a ANESP precisava dessa aproximação com o Parlamento para abrir espaços de atuação conjunta com Deputados e Senadores. Aproveitamos a oportunidade para novamente apresentar a Carreira de EPPGG, nos colocar à disposição para auxiliar na construção de um Estado que tenha foco na prestação de serviços de melhor qualidade ao cidadão e para advogar outras pautas de interesse”, explica Canuto.
Para o Diretor Vinícius Barile, a ANESP acerta ao se aproximar do Legislativo e ao mostrar a capacidade da Carreira em auxiliar na melhoria dos processos públicos e na redução de custos e ineficiências da administração federal. "Muitos Senadores se mostraram interessados em receber apoio e informações de pessoal técnico capacitado. A ANESP pode ter um papel fundamental na desburocratização do Estado e na melhoria de procedimentos que, hoje, emperram, encarecem, e, algumas vezes, inviabilizam setores econômicos e ações de importância para a população. Estas visitas auxiliarão a reconstruir o prestígio da carreira”, avalia.