Presidente da ANESP participa do evento “Relações Estado e Mercado - Impactos na Ética Concorrencial” nesta quarta (16) no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução Google Maps

Foto: Reprodução Google Maps

Informações: Pública

No dia 16 de março, às 10h, a Pública, central sindical dos servidores públicos, e a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) estarão reunidas para realizar a mesa redonda de debates com o tema “Relações Estado e Mercado – Impactos na Ética Concorrencial”. O evento é aberto, podendo ser assistido no local, na sede da OAB, ou pela internet. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, é um dos painelistas convidados.

Este tema é visto hoje como fundamental para a evolução da sociedade e do Estado brasileiro. Passa por ele o avanço de critérios republicanos para o uso dos recursos públicos com maior controle social e maior transparência. 

Especialistas em políticas públicas e servidores de alto nível de auditorias públicas, analisam como essenciais avanços nos ritos dos processos de uso de dinheiro do orçamento público por agentes privados. Há a percepção de que o poder dos Governos de momento têm tido um peso excessivo e, por conseguinte com viés de politização, no privilégio de poucos grupos, seja nos financiamentos subsidiados, seja em licitações.

Essa concentração e ausência de análises técnicas necessárias dos órgãos de controle prejudica a transparência e também uma concorrência saudável, que contribua para melhores preços e melhores resultados sociais , que nem sempre são auditados adequadamente.

Mesa redonda
O evento terá a abertura do presidente da OAB-RJ, Pedro Teixeira, e do presidente da Pública, Nilton Paixão.

Como painelistas estarão participando:

Flavia Ayd Loretti Henrici - Gerente Jurídica de Defesa de Interesses Coletivos da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN
Pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, pós-graduada pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ e mestre em Direito pela Universidad Antonio de Nebrija – Madri, Espanha.

Pedro Teixeira - Presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/RJ
Graduado pela FGV Direito Rio, mestre em Direito Civil pela UERJ, pós-graduado em Direito Empresarial e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio, e professor de Direito Empresarial da UFRJ. 

Felipe Herdem Lima - Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/RJ
Graduado pela FGV Direito Rio, pós graduado em Direito Empresarial e Mercado de Capitais pela FGV Direito Rio e Mestrando em Direito da Regulação pela FGV Direito Rio.

Alex Canuto - Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, mestre em Políticas Públicas pela Hertie School of Governance (Berlin) e Coordenador de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD).

Francisco Carlos Cioci - Auditor Público
Doutor e mestre em Administração, especialista em Controle Externo do Estado e Governança Pública