Acordo salarial será decidido respeitando Deliberações das demais carreiras do Ciclo de Gestão

Os associados decidiram, por aclamação, aprovar que a Diretoria da ANESP acompanhe a maioria das carreiras do Ciclo de Gestão em relação à decisão sobre a assinatura do acordo salarial. O encaminhamento foi tomado em reunião de Assembleia Geral Permanente da Associação, realizada na tarde desta quinta-feira (20), no Ministério do Planejamento.

O objetivo é dar agilidade ao processo decisório, mantendo a união e equiparação entre as carreiras do Ciclo. O acordo tem como base o cenário exposto pela Diretoria, no qual o percentual apresentado pelo governo continua de 21,3% em quatro anos - 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019 - e o prazo para envio do Projeto de Lei com as alterações orçamentárias se aproxima do fim - inicialmente previsto para o dia 21 de agosto, mas com probabilidade de extensão até o dia 31.

Questionado sobre o aumento do índice apresentado pelo governo, o Presidente da ANESP, João Aurélio, explicou que esta possibilidade existe, mantendo-se a plurianualidade e e com o objetivo de igualar o que foi acordado com o Judiciário (23,2%). O presidente da ANESP também comunicou que as entidades do Ciclo de Gestão concordaram previamente em inserir em um eventual Termo de Acordo 3 ressalvas. Estas seriam para que o governo volte a discutir os percentuais de aumento dos anos de 2018 e 2019, caso a inflação de lá seja maior do que a expectativa; para que assuma o compromisso de conversar sobre pautas não salariais tão logo terminem as tratativas sobre remuneração; e por último, para que o governo se comprometa a oferecer às carreiras signatárias qualquer reajuste salarial maior que vier a ser ofertado a outra categoria do Executivo Federal. 

Nas últimas semanas, as carreiras do Ciclo de Gestão tentaram agendar nova reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento (SRT/MP), mas, devido ao atraso na rodada mais recente de mesas setoriais, não houve agendamento. A expectativa é de que as entidades sejam chamadas nos próximos dias para reunião com a SRT.

A decisão da Diretoria sobre o acordo salarial deverá ser ratificada posteriormente em Assembleia Geral.

Conheça melhor a contraproposta do governo