Aula inaugural do curso de EPPGG completa 27 anos no mês de agosto

Clipping: ENAP

Em agosto deste ano comemora-se os 27 anos da aula inaugural do curso para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). 

O evento, que aconteceu no dia 11 de agosto de 1988, foi realizado no auditório da Escola, e contou com a participação de 120 alunos da carreira. Estiveram presentes diversas autoridades da época, incluindo o ministro da Secretaria de Administração Pública (Sedap), Aluizio Alves - representando o então presidente da República José Sarney - o diretor da Escola Nacional de Administração da França (ENA), Christian Fremont; e o presidente da Fundação Centro de Formação do Servidor (Funcep), Paulo Catalano, cuja estrutura a Enap integrava. 

O discurso da aula inaugural, preparado por Sarney, abordou temas de grande relevância não só para a estruturação da Escola e dos quadros públicos, mas também para o cenário do País. Entre os destaques estavam o contexto de criação da Enap, o perfil do servidor formado, as perspectivas para o serviço público brasileiro, a meritocracia como critério para ascensão funcional, e a importância do Estado para o desenvolvimento de atividades fundamentais ao progresso.

“No contexto da reforma administrativa promovida pela Secretaria da Administração Pública, a Enap oferecerá os quadros qualificados para a consolidação do Sistema de Carreira do Serviço da União. O novo Sistema de Carreira é a resposta à grande preocupação do meu governo com a continuidade administrativa. Não mais se podia tolerar que a cada mudança política a hierarquia do serviço público sofresse as mais violentas intervenções, a ponto de comprometer irremediavelmente a eficácia de programas essenciais. A Enap será a usina de talentos e a competência que abastecerá o ambicioso processo de reforma do Estado e de modernização da economia que o governo federal está promovendo”, proclamou Aluizio Alves.

Na ocasião, o presidente da Funcep, Paulo Catalano, chamou atenção para a importante fase do processo de Reforma Administrativa vivenciada no período. Para ele, foi necessário obstinação, e até mesmo audácia, para superar as dificuldades apresentadas para o início do primeiro curso ofertado pela instituição, realizado após concurso público com mais de 68 mil candidatos inscritos e composto por três fases. 

“É mister e justo que se realce e se enalteça o nível intelectual demonstrado pelos concursandos, notadamente pelos que alcançaram a classificação almejada, aos quais me dirijo, agora, com minhas felicitações e meus votos de um curso profícuo, e que estejam todos absolutamente conscientes do extraordinário valor da carreira que ora iniciam e o que ela representa de auspicioso para o futuro da Administração Pública Brasileira”, ressaltou Paulo Catalano.

Leia a íntegra da Aula Inaugural (Revista do Serviço Público)

Veja o vídeo da ANESP lançado em 2013 sobre os 25 anos da aula inaugural