Reunião SRH: governo não apresenta proposta e pressiona Ciclo de Gestão

As entidades representantes do Ciclo de Gestão se reuniram nesta sexta-feira (7), com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, para dar continuidade as negociações da campanha salarial. A reunião, que estava marcada para o dia 12, foi antecipada para esta sexta-feira, devido a constantes solicitações do Ciclo. O presidente da ANESP, Ricardo Vidal e o Diretor Marcos Toscano estiveram presentes.

Na reunião, o governo não apresentou novamente nenhuma proposta, porém afirmou que está fechando acordos com outras categorias nessa semana e na próxima, para editar até o dia 18 de março uma Medida Provisória (MP) implementando os reajustes de todas as categorias que firmarem acordos.

Duvanier afirmou que o governo precisa de mais tempo para chegar a um consenso quanto às reivindicações de equiparação salarial com o Fisco e remuneração por subsídio. Sugeriu ao Ciclo de Gestão, que uma reunião fosse marcada para terça-feira (11), onde eles apresentariam uma proposta de tabela, para que o acordo fosse firmado logo e o Ciclo pudesse entrar nesta MP de março. Porém os pontos de dissenso não entrariam no acordo e poderiam voltar a ser negociados depois. 

A outra proposta do Secretário é que o Ciclo de Gestão não entre nesta MP e que as negociações retomem com mais calma a partir do início de abril. Os representantes do Ciclo não aceitaram nenhuma das sugestões e decidiram esperar que o governo apresente sua proposta antes de tomar qualquer decisão definitiva. “A gente está disposto a negociar, mas temos que saber primeiro o que será negociado, o que o governo tem a oferecer”, afirma Vidal.

O Ciclo irá se reunir na terça-feira (11), na sede da Unacon, para definir caminhos a serem seguidos. As entidades que estão promovendo paralisações diárias continuarão com as mobilizações. A ANESP levará as questões propostas pelo governo à Assembléia na próxima semana.

Atenciosamente,

A Diretoria