Receita alerta para e-mails falsos sobre Imposto de Renda

Brasília - A Receita Federal do Brasil alertou nesta segunda-feira que, mais uma vez, golpistas estão aproveitando o momento da entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) para enviar mensagens falsas em seu nome, com o objetivo de obter os dados bancários dos contribuintes e utilizá-los indevidamente. O golpe mais recente na praça aproveita o congestionamento ocorrido no site do Fisco na semana passada - início do período de prestação de contas anual com o Leão. Um e-mail pede a confirmação de dados cadastrais para, supostamente, validar a entrega do documento fiscal.

O órgão reafirmou que nunca, em nenhuma hipótese, envia e-mails aos contribuintes, que devem alertar à polícia quando receberem mensagens como estas. Caso o contribuinte tenha quaisquer dúvidas, pode ligar para o Receitafone (0300-789-0300), que atende a todos ao custo de ligação local.

Até às 16h desta segunda, 1,210 milhão de contribuintes já haviam entregue suas declarações. A Receita espera receber 24,5 milhões de documentos até o dia 30 de abril. Em 2007, o número de declarações entregues até o prazo foi de 23,270 milhões.

O Fisco esclareceu ainda que seu sistema não recebe as declarações entre 1h e 5h, pois neste período ocorrem as manutenções técnicas da página na internet (www.receita.fazenda.org.br). O órgão informa, contudo, que os contribuintes podem, mesmo neste horário, baixar os programas necessários para o preenchimento da declaração, pois o download fica disponível 24 horas por dia.

Henrique Gomes Batista / O Globo